Share This Article
Com o objetivo de estimular reflexões sobre a relação entre sociedade e natureza por meio da linguagem fotográfica, o Projeto Meros do Brasil criou seu primeiro concurso de fotografia, tendo como temática principal a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Brasileiros de qualquer região do país, ou estrangeiros com visto de residência no Brasil, que queiram participar podem se inscrever gratuitamente entre os dias 07 e 21 de março, pelo site do projeto e concorrer a prêmios em três categorias. A escolha das melhores imagens será feita por um júri técnico especializado e o anúncio dos vencedores será realizado no dia 12 de abril.
Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nela, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados até 2030. O Objetivo 14 da Agenda 2030, Vida na Água, visa conservar e promover o uso sustentável do oceano, dos mares e de sua biodiversidade. São sete as metas que devem ser alcançadas nessaDécada da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável:
– um Oceano limpo;
– um Oceano saudável e resiliente;
– um Oceano previsível;
– um Oceano seguro;
– um Oceano produtivo e explorado de forma sustentável;
– um Oceano transparente e acessível;
– e por fim, um Oceano conhecido e valorizado por todas e todos.
Tendo esta última meta como premissa, o Concurso Nacional de Fotografia: A Década do Oceano é uma forma de voltar os olhares e chamar a atenção da população brasileira sobre a importância do oceano na nossa vida e de todos os seres que habitam o planeta. Para isso, foram criadas três categorias para o concurso – “Sociedade e Oceano”, “Vida Marinha” e “Drone” -, de forma que os participantes possam evidenciar a biodiversidade como um todo, tanto em ambientes costeiros como nos ambientes marinhos ao longo da costa brasileira, incluindo também registros das formas de interação e ações da população, impactos, projetos e/ou iniciativas em prol da proteção e cuidado desses ambientes.
Cada participante poderá concorrer com até duas imagens por categoria, no entanto, será premiado uma única vez em cada uma delas. A seleção das imagens vencedoras será feita por um corpo de jurados especializado, formado por Zaira Matheus, Daniel Grainville, Robson Ramos, Fábio Freitas e Nuno Vasco Rodrigues, que dará notas de 0 a 10. As premiações chegam a até R$ 1.000 por vencedor.
Foto: Divulgação/Athila Bertoncini