Share This Article
Desde de 2021, depois da crise causada pelo Covid-19, a comunidade Monarch Village, criada pelo Studio 804, oferece abrigo a moradores de rua – ou pessoas que perderam as condições de manter seu próprio espaço por falta de oportunidade de trabalho.
No total, são 12 unidades de minicasas, localizada no Kansas, Estados Unidos, que garante um abrigo limpo, seguro e confortável. Cada unidade possui camas que acomodam até 4 pessoas, com duas áreas de dormir separadas, banheiros totalmente equipados e uma mini-cozinha, o suficiente para manter a privacidade necessária. Todas as unidades são acessíveis de acordo com os padrões estabelecidos para pessoas com deficiência nos Estados Unidos.
A construção foi realizada pelos estudantes do Studio 804 e começou durante a pandemia, mas só ficou pronta em 2021. O objetivo do Studio 804 é focar em construções inovadoras para criar um futuro melhor. Neste caso, foi utilizado o conceito de reutilização de containers para a construção sustentável, prática e barata.
Além do espaço privado, as casas contam com um espaço comum compartilhado que garante área de lazer, pátio, horta comunitária, contato com a natureza e refeitório, onde alimentação é providenciada para os moradores (com o conceito do campo para mesa).
As unidades são oferecidas para pessoas com necessidades complexas, como dificuldades de acesso a moradia ou que apresentam dificuldades em conviver em abrigos que não oferecem espaço privados. Também inclui pessoas com deficiência, necessidades médicas específicas, gestantes ou pessoas que estão há muitos anos em situação de rua.
Leia também: O casal que transformou o quintal de casa em um camping para moradores de rua