Share This Article
É pelas estradas da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, que circula um modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia. A usina inaugurou recentemente o quarto posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde dezembro de 2016, quando foi lançado, o projeto já contabilizou mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.
A frota de compartilhamento possui 11 veículos do modelo Twizy. Todo o desenvolvimento da iniciativa foi feito pela Itaipu, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade de Portugal. O monitoramento das viagens dos automóveis é controlado via aplicativo para smartphones.
“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico Itaipu.
Por enquanto, o uso é restrito aos funcionários da usina. Mas segundo Gimenez, a ideia é que isso possa ser replicado para as cidades. Já pensou em usar um carro de forma compartilhada com desconhecidos?
2 Comments
Eduardo Fontwes Neto
Nao existe nada melhor para o planeta Terra! Estou tentando comprar o Prius da Toyota, mas para mim, ainda esta muito caro. Gostaria muito que nos enviasse um carro desse da Itaipu para testarmos aqui em Itabuna. Sucesso!
Eneida
Em Miami existe esse serviço para o público, em geral