Como a meditação reabilitou os presidiários que vivem na mais populosa e violenta prisão da Índia

Como a meditação reabilitou os presidiários que vivem na mais populosa e violenta prisão da Índia
08 jan 2017

Começamos 2017 como uma dica de “filme que nos faz acreditar”: o documentário Doing Time, Doing Vipassana. Produção independente, gravada em 1997 pelas diretoras israelenses Ayelet Menahemi e Eilona Ariel, que fala sobre o uso da Vipassana, uma técnica de meditação budista, como método de reabilitação em presídios.

No documentário é mostrado como a técnica melhorou a vida dos detentos que vivem naquela que era conhecida como a mais populosa e violenta prisão de Nova Dehli, a Tihar Jail.

O filma se passa em volta da história de uma mulher, Kiran Bedi, responsável pela administração do presídio, que mostrou como é possível reeducar e reintegrar os presos à sociedade a partir do respeito mútuo e da meditação. Acredite: a moça transformou a prisão de Tihar, infestada de crime e violência, num oásis de paz.

A meditação Vipassana, que significa “ver as coisas como elas realmente são”, ajuda as pessoas a desenvolver capacidades que lhes permitam o controle de suas vidas, a partir de um período de introspecção de 10 dias em que meditam sobre seu percurso de vida, definindo o rumo que querem continuar a seguir. A maior parte dos presos se submete a uma profunda mudança, segundo Bedi, vendo o fato de estarem encarcerados como o recomeço de suas vidas.

Curtiu? Pois nós amamos. E recomendamos! Vale a pena tirar 50 minutos para assistir ao documentário. Abaixo e já legendado!

Também recebemos por e-mail a dica de um outro filme, com a mesma abordagem, que mostra como a meditação Vipassana mudou a vida de pessoas que estão em presídios de segurança máxima nos EUA. O nome do documentário é The Dhamma Brothers e o trailer está abaixo. Quem animar pode assistir ao filme completo no Netflix.

Preparem a pipoca e boa sessão! 🙂



Razões Para Acreditar
Razões Para Acreditar

Algumas razões para continuarmos acreditando em um mundo melhor! >www.razoesparaacreditar.com<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram