7 dicas para economizar energia elétrica em casa durante quarentena

7 dicas para economizar energia elétrica em casa durante quarentena
19 mar 2020

Com o surto do Coronavírus (COVID-19), o fechamento de escolas e comércios e o estabelecimento de home office por várias empresas brasileiras, muitos de nós estamos fazendo quarentena – com crianças! – em casa.

Para não ter surpresas com a conta de luz no final do mês e garantir um consumo consciente de nossos recursos, a Enel preparou algumas dicas para economizar energia elétrica. Afinal, transformar sua casa em escola e escritório, com o mínimo de disrupção possível e mantendo a produtividade normal, não é uma tarefa fácil.

Leia também: Coronavírus (Covid-19): O que os pais precisam saber

Computadores, ar condicionado, iluminação… leia abaixo as dicas dos especialistas.

  1. Iluminação e climatização: aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;
  2. Geladeiras: não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos
  3. Chuveiros: escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa. Atenção ao comprar: escolha eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel, que tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
  4. TVs e outros equipamentos elétricos: Não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando. No caso das TV, programe sempre o timer na hora de dormir (desligamento automático).
  5. Computadores e celulares: Só deixe carregando quando realmente for necessário. Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.
  6. Stand-by: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Não deixe os aparelhos em stand-by;
  7. Não esqueça: sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.

Foto: dejankrsmanovic Work at Home via photopin (license)



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram