Share This Article
Como transformar um problema em solução? Uma startup israelense, a Cine’Al, quer resolver a invasão da águas-vivas nos oceanos e a grande quantidade de fraldas descartáveis que se acumulam no meio ambiente, ano após ano, de uma vez só. Você deve estar se perguntado o que uma coisa tem a ver com a outra. E eu vos digo: TUDO!
Há alguns anos, a água-viva está presente nos noticiários locais. O problema? Segundo cientistas, há grande proliferação da espécie devido, principalmente, às mudanças climáticas e a sobrepesca. Isto porque seus predadores estão sendo dizimados e tanto a temperatura quanto o PH de seu habitat foram alterados.
Por outro lado, a situação das fraldas descartáveis no país é alarmante! Estimativas apontam que cada criança gera uma tonelada de lixo ao usar, durante um ano, esse tipo de fralda. O número representa metade da quantidade de resíduos gerados pela família do bebê no período. É verdade que todo este mal poderia ser evitado a partir da utilização das fraldas de pano, mas, como não é prática para a família pós-moderna, a ideia não ‘colou’.
O que pode realmente resolver o contexto é a utilização da água-viva (no caso, morta), que tem uma incrível capacidade de absorver grandes quantidades de água, para produzir fraldas descartáveis que levariam um mês para se decompor. Genial, não?
Ainda não é realidade, mas há grande esforço para tanto. Se você for empreendedor, não custa nada apostar na ideia da startup. Quem dá mais?
Foto: matteotarenghi/Creative Commons
2 Comments
Pedro Zöhrer Rodrigues da Costa
No Brasil já é possível comprar fraldas ecológicas de fabricação Alemã, a Wiona, mas como são do tipo compostável, não devem ser jogadas no lixo comum.