Share This Article
1,76 bilhões de toneladas (!). Essa é a quantidade de alimentos que o mundo desperdiça, todos os anos, segundo a ONU. Já pensou se toda essa comida tivesse um destino mais digno do que a lata de lixo?
Se depender de um grupo de jovens universitários, em breve terá! Juntos, eles desenvolveram a FoPo Food Powder, uma marca de comida em pó que é feita a partir de alimentos que estão perto do prazo de validade final.
Por meio de parcerias com a indústria e o comércio, os estudantes angariam os alimentos e os pulverizam até que fiquem secos e em pó. O processo prolonga a vida útil da comida por mais dois anos e, segundo os inventores, conserva de 30 a 80% do valor nutricional das frutas e vegetais. Curtiu? Tem mais!
A comida em pó (por enquanto nos sabores banana, manga, framboesa e abacaxi) pode ser consumida com iogurtes e sorvetes, como uma espécie de granola. Mas a invenção tem potencial para ajudar a combater a fome no mundo. É que, de fácil transporte e armazenamento, a FoPo é perfeita para ser levada a regiões remotas ou vítimas de desastres naturais. Bacana, não?
A novidade anda fazendo sucesso mundo afora – e até já ganhou patrocínio da famosa marca de sorvetes norte-americana Ben & Jerry’s para sair do papel. Se for para ajudar as cerca de 805 milhões de pessoas que ainda passam fome em pleno século 21 (e, de quebra, combater o desperdício de comida), a iniciativa é mais do que bem-vinda, não?
Foto: Divulgação/FoPo Food Powder