Share This Article
“O governo faz políticas públicas sem pensar nas pessoas. Enquanto não fizer projetos olhando para quem vem de baixo, para os próprios beneficiados, nada vai dar certo”. A frase é do educador social Rogério Soares – ou Barba, como ficou conhecido durante os vários anos em que morou na rua.
Quatro anos depois de sair das calçadas, ele dedica sua vida a prestar consultoria para órgãos responsáveis por criar e implementar políticas públicas em prol dos sem-teto. E começa a colher os primeiros frutos!
Em parceria com a Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional) do Distrito Federal, ele desenvolveu um projeto inédito na região: um prédio construído exclusivamente para abrigar ex-moradores em situação de rua. Por recomendação de Barba, o prédio fica a um quarteirão dos comércios e rotas de ônibus da região e ainda conta com um centro de apoio bem ao lado, que oferece cursos de capacitação e serviços de assistência social. Tudo para dar suporte aos moradores!
Ao todo, o prédio conta com 12 quitinetes que comportam duas pessoas cada. Casais e/ou pessoas solteiras com só um filho, que não possuem nenhuma dependência química, foram o público-alvo do projeto-piloto. O prédio, no entanto, foi propositalmente construído em uma área ainda pouco populosa do Distrito Federal. Assim, se a iniciativa for um sucesso, é possível erguer outros edifícios do tipo no local, dando forma a uma grande comunidade.
A moradia é oferecida gratuitamente aos ex-moradores em situação de rua, que após dez anos residindo no local, já estabilizados, passam a pagar o IPTU da quitinete. Caso queiram se mudar antes, o benefício é automaticamente transferido para outra pessoa que esteja na lista da Codhab. Até o momento, o órgão já mapeou 120 pessoas aptas a receber o benefício que vivem em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.
Que seja o início de um projeto lindo, humano e bem-sucedido!