Share This Article
Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas apontou a casca da jabuticaba como uma grande aliada no combate à diabetes.
Segundo a pesquisa, por possuir grande concentração de fenólicos – como as antocianinas, por exemplo, que também estão presentes no vinho tinto –, que interferem positivamente no metabolismo, a fruta nativa da Mata Atlântica pode ser usada no combate à pré-diabetes e no tratamento de gordura no fígado.
“Observamos que a ingestão do extrato da casca da jabuticaba também causou diminuição no ganho de peso, no aumento de gordura no sangue e no excesso de glicose no sangue, além de ter melhorado o HDL, entre outros benefícios, nos pacientes que participaram de nossos testes clínicos”, disse a coordenadora do projeto, Valéria Helena Alves Cagnon Quitete, professora do IB-Unicamp.
O extrato de casca de jabuticaba já é patenteado e será licenciado por uma empresa brasileira. Enquanto isso, os mesmos pesquisadores estudam seu uso para atraso da progressão do câncer de próstata, já que resultados preliminares mostraram diminuição das lesões.
Foto: Ariane Azevedo/Creative Commons