Share This Article
A cidade de Vazante produz, todo dia, mais de 12 toneladas de resíduos domésticos. Deste total, cerca de metade é resíduo orgânico compostável (46,44%) – como sobras de alimentos, folhas e galhos – e 21,3% é reciclável – como papel e papelão, vidro, metal e plástico. Ou seja, quase 70% do resíduo gerado no município poderia ser reaproveitado para gerar adubo por meio do processo de compostagem ou ainda para gerar novas matérias-primas por meio da reciclagem.
Hoje, a cidade ainda destina a maior parte desses resíduos para o aterro sanitário municipal, reduzindo sua vida útil e desperdiçando um potencial gigante para geração de renda e novos produtos. Pensando nisso, a Nexa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Vazante, criou o programa Recicla Aí, que possui duas frentes de atuação: a Recicla.aí – Resíduos Sólidos e a Recicla.aí Compostagem.
O programa visa contribuir com a coleta seletiva no município, promover a economia circular, gerar novas rendas, aumentar o nível de educação ambiental e reduzir custos públicos com a destinação dos resíduos para aterro. Além de melhorar a gestão da associação de catadores e recicladores da região e aumentar a participação da comunidade.
Neste início, a iniciativa distribuiu 100 composteiras domésticas e prometeu instalar 20 novos pontos de entrega de resíduos recicláveis, denominados de LEVOs, além de criar um site personalizado que vai ajudar a população a esclarecer dúvidas sobre o projeto e a coleta seletiva no município.
Nos LEVOs, os munícipes poderão levar seus recicláveis para coleta – a intenção é instalar 10 pontos na área urbana e 10 na área rural. Com isto, a estimativa é transformar até 6 toneladas de lixo orgânico em adubo orgânico e reciclar 5 toneladas por mês de vidro, papel e papelão, plástico e metal, chegando a 10 toneladas em um segundo momento. Além disso, as composteiras transformam o chamado “lixo orgânico” em adubo, com a ajuda de minhocas.
Ainda em fase de planejamento e implementação, o projeto visa atender às diretrizes do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.