Share This Article
Tão pequena e já cheia de lições para ensinar ao mundo! Todmorden, na Inglaterra, tem apenas 17 mil habitantes, mas, depois do que vamos contar, muita gente vai querer se mudar para a cidade. É que, por lá, virou hábito cultivar hortas nos espaços públicos do município… para que qualquer morador colha (de graça!) os alimentos produzidos.
A ideia foi implantada em 2008, por seis moradores da região, que batizaram o projeto de The Incredible Edible Todmorden (A Incrivelmente Comestível Todmorden, em português). Sete anos depois, a iniciativa contagiou toda a cidade, ganhou o apoio da prefeitura e virou exemplo para o resto do mundo.
São mais de 40 hortas comestíveis espalhadas por toda a cidade – nas praças, no quintal da delegacia, nos jardins dos postos de saúde e (essa é polêmica!) até no cemitério.
As hortas são cultivadas, coletivamente, pelos moradores e qualquer um pode colher alimentos, independente de ter participado do plantio. Só não vale vendê-los!
Além de trazer mais verde para a cidade e melhorar a alimentação das pessoas, a iniciativa estreitou a relação entre os vizinhos, que passaram a se conhecer e conviver muito mais. Quem aí ficou com vontade de mudar para Todmorden?
Foto: Divulgação/The Incredible Edible Todmorden
2 Comments
Cassia kis
A confirmação de minhas vontades.
Há muito espaço aqui onde moro.
Há muito espaço em minha casa.
Tão simples!
Tão importante!
ilton seixas filho
olá, boa tarde. eu adorei essa ideia de cidade horta. então, é assim que eu vi. esse tipo de cidade, creio que esse tipo de cidade resplendece o bem estar sor de olhar, fiquei sem palavras, sério, eu tenho uma mini chácara e tó me vendo lá trabalhando. grato pelo incentivo.