Share This Article
É isso mesmo: o sonho de ter transporte público de qualidade DE GRAÇA está prestes a virar realidade para os cerca de 50 mil habitantes que vivem no município de Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo.
O governo municipal acaba de anunciar que a partir de novembro as catracas dos ônibus da cidade estarão liberadas para a população local. Para ganhar o benefício, os cidadãos terão que se cadastrar no sistema Tarifa Zero e, então, ganharão um cartão de passe livre que deverá ser apresentado toda vez que pegarem o ônibus.
Tudo muito bem, tudo muito bom… Mas você, assim como nós, deve estar se perguntando quem vai pagar essa conta. Segundo a prefeitura, toda a iniciativa só foi possível graças a uma parceria com as empresas da região, que irão contribuir com uma taxa mensal que será usada para financiar a Tarifa Zero.
A troco de quê? Estudo detalhado, encomendado pelo governo local, provou a essas empresas que contribuir com a taxa todos os meses sai mais barato do que o gasto que têm ao pagar vale-transporte para cada um de seus funcionários. Ou seja, todo mundo vai sair ganhando (e economizando dinheiro)!
A iniciativa promete, inclusive, fomentar a economia local. Isso porque, atualmente, grande parte dos moradores de Vargem Grande Paulista fazem suas compras em cidades vizinhas, como Cotia e Itapevi. Com a tarifa dos ônibus locais zeradas, no entanto, a tendência é que passem a dar preferência para os comércios da cidade, mostrou o mesmo estudo encomendado pela prefeitura.
Ah! E para quem suspeita que a qualidade do serviço vai cair, o governo garantiu que não e, para provar, já anunciou que a frota vai aumentar de 7 para 13 ônibus e que o número de linhas crescerá de 4 para 7. Agora é esperar para ver se tudo vai acontecer como prometido… Quem bota fé?
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vargem Grande Paulista
2 Comments
Guilherme
Mas não há isso de tarifa grátis; o que existe é simplesmente uma tarifação unitária – ou seja, não há re-taxação de passagens, pois pagamos impostos, de onde são alocados os subsídios. Obrigado
Caio Fagundes
Parece que São Pedro, município do interior de São Paulo, tem transporte gratuito faz tempo.