Categorias: Mundo

Cidade de São Paulo assina compromisso global para prevenir poluição plástica

A Fundação Ellen MacArthur, em parceria com a ONU Meio Ambiente, divulgou relatório que aponta os avanços nos esforços globais para combater a poluição por plásticos.

Entre eles, está o Compromisso Global da Nova Economia de Plásticos, que estabelece uma visão de economia circular para o material. Entre os signatários está a cidade de São Paulo, no Brasil, e de Austin, nos Estados Unidos, além dos governos de Ruanda, Reino Unido e Chile, que segundo o relatório estão adotando um conjunto diversificado de medidas políticas em prol da prevenção da poluição plástica.

Entre essas estão compras públicas e esquemas de responsabilidade estendida aos produtores, campanhas de conscientização pública, medidas fiscais e incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento.

O compromisso, que entrou em vigor em outubro de 2018, tem agora mais de 400 organizações comprometidas com a eliminação de embalagens plásticas consideradas problemáticas e desnecessárias. Os envolvidos também investem em inovações para que todas as embalagens plásticas sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis, e que não se tornem resíduos ou poluição.

Segundo o relatório, os esforços globais para prevenir a poluição por plásticos tiveram “um progresso promissor”. O estudo visa apresentar com transparência o trabalho que quase 200 empresas e governos estão fazendo para mudar sua produção e uso de plástico.

Como exemplos de ações empresariais são citadas o anúncio pela companhia Unilever de que reduzirá em 50% o uso de plástico virgem em embalagens. A Mars Incorporated disse que fará reduções de 25% até 2025 e a PepsiCo pretende reduzir o uso de plástico virgem em seus negócios de bebidas em 20% até 2025.

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, 80% da poluição dos oceanos vem da superfície terrestre. Todos os anos, são 8 milhões de toneladas de plástico. Se nada for feito, até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Foto: ONU Meio Ambiente

Por ONU News

Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Compartilhe
Publicado por
Redação

Posts recentes

Refugiados venezuelanos ajudam brasileiros vítimas das chuvas em Minas Gerais

As chuvas em Minas Gerais seguem causando fortes estragos em dezenas de cidades do Estado. O fenômeno natural – que,…

3 semanas atrás

26 resoluções sustentáveis para um ano realmente novo (e melhor)

1. Juntar tampinhas para o programa de reciclagem Tampinha Legal 2. Usar ecobag SEMPRE que for fazer compras, para não…

2 meses atrás

O hospital australiano que já salvou a vida de milhares de animais vítimas dos incêndios florestais

“Uma vida por vez!” Este é o lema do Australia Zoo Wildlife Hospital, um dos maiores hospitais de vida selvagem…

2 meses atrás

Cidade de SP adota tarifa zero para ônibus – e ainda aumenta frota e número de linhas

É isso mesmo: o sonho de ter transporte público de qualidade DE GRAÇA está prestes a virar realidade para os…

4 meses atrás

Mulheres catadoras são contratadas para coletar lixo plástico usado para fazer tijolos que constroem escolas na África

Sabe aquelas iniciativas que parecem amarrar todas as pontas para fazer do mundo um lugar melhor? A empresa Conceptos Plásticos…

4 meses atrás

Casal de brasileiros recupera floresta do tamanho de mais de mil campos de futebol em MG

1.754 acres ou, para ficar mais fácil de entender, a área de 1.002 campos de futebol oficiais. Este é o…

4 meses atrás