Share This Article
110 mil garrafas PET. Essa foi a matéria-prima para a decoração de Natal da cidade de Monte Carmelo, em Minas Gerais. Na contramão do exagerado consumismo que ronda as festas de fim de ano, o município do Triângulo Mineiro decidiu inovar e mostrar que é possível comemorar o Natal sem prejudicar o meio ambiente.
Arrecadadas com a ajuda da população local, as PETs se transformaram em bonitos enfeites natalinos, que são iluminados durante a noite e decoram os espaços públicos da cidade – como praças e portais de entrada dos bairros.
O projeto foi batizado de Natal Sustentável de Monte Carmelo e já está em sua segunda edição. Em 2013, foram reaproveitadas 35 mil garrafas plásticas para a decoração.
“Por dia, são recolhidas 45 toneladas de lixo em Monte Carmelo. Com a iniciativa, diminuimos o volume de descartáveis, aumentamos a vida útil do aterro da cidade e ajudamos o meio ambiente”, diz o prefeito, Fausto Nogueira, no site do governo. O Natal Sustentável ainda gera renda para o município, uma vez que aumenta o turismo na região no período natalino.
No vídeo, abaixo, a equipe do Natal Sustentável explica melhor a iniciativa. A ideia também pode ser aplicada na hora de decorar a casa para as festas de fim de ano. Já começou a fazer sua decoração natalina? Se não, fica aqui a nossa dica!
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Monte Carmelo
4 Comments
Aline Souza
É difícil de acreditar que são só garrafas pets… adorei!
saiba mais
Gente que lindo, fico imaginando todo esse plástico poluindo o planeta. Que bom que encontraram o bom destino para eles, iniciativas assim devem ser divulgadas para inspirar mais pessoas a cuidar do planete.
Ejidio jose rufino
Construímos uma casa e utilizamos 14 mil garrafas cheias de areia. Iremos construir 10 chalés, uma cozinha comunitária e um barracão.
Jéssica Miwa
Compartilhe com a gente, Ejidio! contato@thegreenestpost.com