Share This Article
Ela ainda está longe de poder ser comparada com a aldeia indiana que planta 111 árvores todas as vezes que uma menina nasce ou com o indiano que sozinho (!) plantou uma floresta do tamanho de 800 campos de futebol, mas a cidade brasileira de Campina Grande, na Paraíba, tem boas intenções.
A prefeitura se deu conta de que o município possui, atualmente, apenas 100 mil árvores, enquanto a população já é estimada em 400 mil habitantes — ou seja, há uma árvore para cada quatro cidadãos. Uma vergonha, não? O governo decidiu então impor a meta de plantar 700 mil novas mudas por toda cidade, alcançando assim o número de duas árvores por habitante.
Para que o objetivo seja alcançado, a prefeitura conta com o projeto Adote Uma Árvore, que existe desde 2007. A ação é coordenada pela Universidade Estadual da Paraíba, que realiza mutirões de plantio e distribui mudas de espécies nativas, enquanto educa e conscientiza moradores e estudantes da cidade. No total, o projeto já distribuiu mais de 100 mil mudas em 9 anos de existência.
Além dessa iniciativa, existem ainda as ações Minha Árvore e Habite-se Ecológico, gerenciadas por secretarias da prefeitura, que controlam a quantidade de árvores plantadas em cada região, monitoram a situação das plantas e ainda distribuem mudas para a população. Tudo por uma cidade mais verde e menos doente. Causa mais que nobre!
3 Comments
Isa
Parabéns governo, Isso é fantástico!
Isa
Retificando… Parabéns para quem teve a brilhante idéia!
Raí
Essa ideia, é brilhante, deveria ser adotada.