Share This Article
A falta de água está pegando no mundo e a preocupação é geral! Estima-se que 50% da população de São Paulo, por exemplo, já sente na pele reflexos dos baixos níveis nos reservatórios que abastecem a cidade. A prefeitura abriu licitação para construir 32 poços artesianos. O governo aposta no volume morto. Os prédios dizem reutilizar água da chuva e as pessoas (pelo menos as mais sensatas) evitam o desperdício ao máximo.
A sorte é que não param de surgir novidades que ajudam a lidar com os impasses do mundo moderno. A Orbital System, empresa da Suécia, criou um chuveiro que purifica a água utilizada no banho, alcançando uma qualidade que pode até ser ingerida, e possibilita seu reuso.
Segundo a companhia, a tecnologia resulta em economia de 90% de água e 80% na conta de energia elétrica. O valor poupado para uma família que toma quatro banhos diários é de aproximadamente U$1.300, o equivalente a cerca de R$3.000. Você pode calcular aqui a economia que seria realizada na sua casa.
A ideia é utilizar a mesma água durante o banho todo. Ela cai no ralo, é purificada e volta no chuveiro por meio de uma bomba. Todo o volume é descartado ao final do banho – que precisa de muito menos água do que o convencional.
Uma economia (tanto no bolso quanto no Cantareira) sempre vai bem!
Foto: eole/Creative Commons
1 Comment
António
Um dos aproveitamenyos ,
poderia ser das aguas das máquinas de lavar a roupa e a louça .
Além claro das aguas do banho .
Poderia ser aproveitada