Share This Article
Quem aí já perdeu um chinelo na praia? Acontece com bastante frequência e, na hora, lamentamos a perda do calçado – mas, deixar plástico na areia ou no mar implica em consequências bem mais tristes, como a poluição da água e a perda da biodiversidade.
Mas e se todo esse lixo plástico pudesse ser transformado em brinquedos para as crianças da África e, de quebra, ainda gerasse renda para as comunidades locais? Pois é exatamente esse o trabalho que a empresa Ocean Sole está fazendo.
Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o negócio social reaproveita sandálias velhas e outras peças de borracha encontradas nas praias africanas para fazer lindos brinquedos para as crianças. São elefantes, javalis, rinocerontes, leões e girafas – alguns até em tamanho real! -, supercoloridos, que divertem os pequenos.
Os funcionários da empresa são todos moradores da região costeira do Quênia, de onde vem boa parte da matéria-prima da Ocean Sole. Entre eles, está o artesão Eric Mwandola. Ao ingressar na rede de colaboradores do negócio, ele viu sua vida mudar radicalmente: “Não tinha nem dinheiro para comprar sapatos para procurar emprego. Hoje não falta comida e nem roupa em casa e as crianças ainda vão para a escola”, disse ao MNN.
As esculturas feitas pelos artesãos da empresa ganham o mundo: são vendidas a zoológicos, aquários e lojas de 20 diferentes países, divertindo adultos e crianças. Quer negócio melhor que esse? A Ocean Sole limpa os mares, produz renda para os moradores locais e, de quebra, arranca sorrisos mundo afora!
Curtiu? Conheça mais sobre o trabalho da empresa no vídeo abaixo!
Foto: Divulgação/Ocean Sole
1 Comment