Share This Article
Em tempos de mudanças climáticas, o Japão está mais do que determinado a diminuir sua dependência por combustíveis fósseis – e assim reduzir suas emissões.
Depois de construir a maior usina solar flutuante do mundo e estudar maneiras de abastecer todo o país com eletricidade gerada por tufões, o Japão agora pretende abastecer seus aviões com combustível feito a partir de roupas velhas.
Desenvolvida pelo Green Earth Institute, a tecnologia utiliza microrganismos para processar os açúcares que existem no algodão e poliéster das roupas e, assim, produzir álcool – que seria utilizado como biocombustível para os motores dos aviões.
A ideia, encabeçada pela Japan Airlines, é fazer parcerias com mais de mil lojas varejistas de todo o país para o fornecimento de matéria-prima e já começar os testes em 2017 para que, em três anos, se tudo der certo, tenhamos aviões a jato voando pelo mundo com biocombustível feito 100% a base de roupas usadas (que de tão velhas não poderiam nem mais ser doadas a quem precisa).
Você toparia voar num desses?
Foto: Vox Efx/Creative Commons
1 Comment
Alexandre Fioravanti
Eu tenho um projeto de tratamento das carcaças de veículos abandonados que pode gerar grandes recursos de sustentabilidade .Gostaria de poder apresentá-los