Share This Article
Um dos países com maior taxa de desigualdade da Ásia, as Filipinas possuem milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, que passam fome todos os dias. Para tentar sobreviver, a maioria se alimenta de ‘pagpag‘: nome dado aos restos de comida que são garimpados nos aterros sanitários do país.
Uma situação desumana, que a cidade de Silang tenta combater com uma nova iniciativa: a prefeitura – que também sofre muito com o problema do descarte incorreto de lixo – está oferecendo 1 quilo de arroz para cada cidadão que coletar 1 quilo de lixo plástico. A troca é feita na própria sede da prefeitura, equipada com uma balança que faz a pesagem para o escambo.
O arroz vai direto para o prato da população, enquanto os resíduos plásticos são triturados, colocados em garrafas plásticas e transformados em tijolos ecológicos, que são vendidos para a ONG local MyShelter Foundation. A organização usa o material para reconstruir escolas em regiões do país devastadas por tufões.
No Brasil, a pandemia fez piorar ainda mais a situação de fome entre a população e um dos alimentos que mais sofreu aumento de preço foi o arroz. Só nos últimos 12 meses, o valor do produto nas gôndolas dos supermercados teve alta de quase 70%, segundo o IPCA.
Já pensou uma iniciativa como essa das Filipinas por aqui?
Foto: Divulgação/Global Giving