Share This Article
Dica para aqueles que não consomem alimentos de origem animal! Estudo patrocinado pelo Ministério da Saúde do Japão apontou que a folha de amora do tipo miura é uma excelente alternativa ao leite de vaca.
Isso porque a planta possui até 22 vezes mais cálcio do que o leite de origem animal. E não é só isso! Os estudos ainda apontaram que a folha da amora miura é rica em proteínas e sais minerais, garantindo uma porção de benefícios à saúde.
Entre eles:
– Combate à obesidade;
– Prevenção de diabetes;
– Combate à hipertensão;
– Melhora da taxa de colesterol;
– Melhora do funcionamento do fígado e dos rins;
– Prevenção de câncer;
– Regulação do intestino;
– Prevenção da osteoporose.
Interessou? Os pesquisadores recomendam a ingestão da folha de amora miura em forma de chá. Conhece outras receitas que utilizam a planta? Compartilhe conosco nos comentários!
12 Comments
waldir dessbesell
Parabens pela dica vou começar a usar tenho uma planta em casa
José Heliodoro Neto
Outra forma de potencializar o cálcio e disponibilizá-lo a sua absorção com mais facilidade depois de ingerido, é fermentar as folhas de amora. Como fazer: 1) Passar 2 à 3 kg de folhas novas de amora(incluindo os brotos novos) no liquidificador com água potável fervida; 2) Ferver 4 kg de açúcar cristal em 7 à 8 litros de água potável em uma panela(ou outro recipiente de inox ou de alumínio) sem tampa durante 20 minutos(e deixar esfriar); 3) Agora pesar 5 kg de batata inglesa e descascar(em seguida lavar bem e picar em pequenos pedaços) colocar no liquidificador e moer bem com água suficiente, este é o último ingrediente a ser preparado. Agora misture tudo com água fervida de preferência (fria previamente). 4) Despeje a água com açúcar aos poucos e continue acrescentando água até completar 20 litros(total do volume final, total a ser preparado) e na hora em que estiver despejando a água com açúcar, use um brixímetro e deixe o BRIX em: 14; 15; ou em 16 ºBRIX, feito isso: mexa bem com uma pá de madeira, ou uma pá de plástico(de fibras de carbono) que é para incorporar bem todos os ingredientes. Cubra bem o recipiente com um lençol e cuide para não entrar formigas, baratas, ratos, etc. Mexa de 6 em 6 horas, ou de 8 em 8 horas, durante 4 `a 5 dias, não mais do que isso que é para não acidificar este preparado, QUE É CHAMADO DE MOSTO! Agora beba e sirva aos amigos! O que sobrar guarde na geladeira e que deverá ser consumido até 4 dias. Pode também transformá-lo em pequenos blocos de gêlo no friser, ou no congelador da geladeira e então terá durabilidade de até 3 meses. Este MOSTO poderá ser também pulverizado em plantas, que dará as plantas forte resistência as doenças. OBS. Na hora que colocar no recipiente para fermentar, deixe um espaço de 30% à 40% sem preencher o recipiente, ou seja na hora de fermentar use um recipiente com capacidade de armazenar líquido de 26 à 30 litros pelo menos, este procedimento é feito para que não derrame o mosto na hora em que estiver fermentando. Este MOSTO fica uma gostosura, é altamente nutritivo, e muito saudável!!! Pesquisador Independente Eng. Agrônomo José Heliodoro Neto – Joinville, SC.
Raquel Toledo
Obrigada pela dica, tentarei fazer o/
eduardo garcia marques
É somente para este tipo de amoreira? Como saberei se é o tipo certo de amoreira que encontrar na rua?
José Heliodoro Neto
Eduardo, este tipo de amoreira é muito conhecida pelo nome comum também como amoreira preta, a EMBRAPA DE CLIMA TEMPERADO(RS), tem diversas variedades desta amoreira preta! O IAC(Instituto Agronômico de Campinas – SP), também tem diversas variedades de amoreira preta, todas são ricas em Cálcio, porém algumas com um pouquinho mais e outras com um pouquinho menos de Cálcio. OBS. Pode fazer o MOSTO com apenas 1 kg de folhas e brotos novos também!
Ira Soraya C Arruda
Boa noite! Você tem acesso só trabalho do Japão? Ou tens análises dessas quantidades de cálcio no chá?
Obrigada
Débora Spitzcovsky
Olá, Ira. Tudo bem?
Só tivemos acesso ao estudo do Japão sobre o tema.
Caso conheça outra, compartilhe conosco! 🙂
Abs!
José Heliodoro Neto
Eduardo, por gentileza, pode olhar no registro abaixo, que ali eu falo sobre a outra amora: a Morus Nigra, e faça um bom uso que vale a pena!
Eliana Lima
Tomo chá de folhas de amora, fervo 1 litro de água., desligo e coloco 4 Folhas, tampo , depois vou consumindo-as ao longo do dia..
É assim mesmo?
José Heliodoro Neto
Eliana. 1)Sim esta é uma das alternativas! Mas pode colocar também 4 à 8 folhas em 1 litro de água com 4 à 5 colheres de açúcar cristal e ferver em fogo baixo durante 6 à 7 minutos, fica muito saboroso e semelhante a um refrigerante, só que natural! Pode ferver e tomar também sem açúcar, isto fica a critério de cada um!!!
José Heliodoro Neto
AMOREIRA (Morus nigra) Folha da amoreira para ração do gado; aves; coelhos; caprinos; ovinos; etc. Misturar até 20% de folhas e brotos verdes na ração bovina, pode fornecer as folhas e brotos picados, ou inteiras. Para as aves é mais atraente fornecer os brotos e folhas inteiras(verdes) em até 10% do percentual total da ração(para frangos de corte, e galinhas em postura).
Tem: 22% à 24% de proteínas.
80% à 82% de digestibilidade.
Tem alta aceitabilidade pelos animais, tanto no pastejo natural como na forma de ração.
OBS. Pode também ser consumida pelo homem:
1) – 2 folhas novas, verde, por pessoa em forma de
SALADA em cada refeição (folhas verde recém
colhidas, cruas).
2) – 4 folhas novas de tamanho médio na forma de CHÁ,
ferver em fogo baixo durante 6 à 7 minutos sem açúcar ou
com açúcar cristal a gosto em 600 ml de água.
É diurética, laxante suave, desintoxicante, é
energética quando colocado açúcar, elimina a acidez
do estômago em função de seu pH ser quase
neutro(básico).
3) – Também é útil para: mourões de cerca(em fileiras ou
não); sombra; frutos para os pássaros; fertilizantes
naturais(em diversas formulações); é alimento
fundamental para a criação do bicho-da-seda(inseto
→ larvas); arborização urbana e rural; carvão
vegetal; pó de carvão vegetal(para fertilizantes);
cinza vegetal; etc.
– Eng. Agrônomo José Heliodoro Neto –
Pesquisador Independente – em produção
vegetal – controle e cura de doenças provocadas
por: vírus; bactérias; e fungos – Agricultura Orgânica
– Novas Fórmulas de Fertilizantes Orgânicos, e
Fertilizantes Naturais(Agroecológicos).
‒ Paisagismo e Arborização Urbana.
Joinville, SC.
—————————————————————————————————————————————————————————————————-
Eliana, pelo que você falou acima, 4 folhas de amora para 1 litro de água, eu acho que você usa a AMORA(Morus nigra), que é a que eu uso muito também para diversas finalidades! Porém, a AMORA PRETA, pode usar até 16 folhas por litro de água. Esta última é uma herbácea com ramos tipo baraço, e a outra (Morus nigra) é tipo de uma árvore, com um tronco de 15cm à 20 cm de diâmetro, e a Morus nigra, é muitíssimo plantada e usada em toda à região Sul, e região Sudeste do Brasil!
Hildebrando Barbosa Gomes
Onde encontrarei folhas de amoreira? moro na Cidade do Rio de Janeiro.