Share This Article
Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, tem novidades! A cidade ganhou uma intervenção urbana, batizada de Parada Verde. Na verdade, trata-se de um projeto de restauração de um ponto de ônibus, idealizado pelo escritório de arquitetura sustentável ecco! archi studio, em parceria com a empresa de transporte coletivo Visate.
A iniciativa transformou o local em uma parada de ônibus ecológica, com a intenção de oferecer aos usuários um contato impactante e criativo com o tema Sustentabilidade.
O projeto aproveitou a estrutura original do ponto de ônibus, fazendo pequenos ajustes para que fosse capaz de receber um teto verde, que traz benefícios ambientais, térmicos e visuais para a cidade.
Além disso, foram instaladas também duas placas fotovoltaicas no local, que tornam a parada energeticamente autossuficiente, oferecendo eletricidade para alimentar pontos de recarga de celular e garantir a iluminação da região com lâmpadas LED.
Nos bancos e no próprio telhado ainda foram utilizadas madeiras plásticas, que aproveitam resíduos da indústria moveleira em sua composição. E mais: assentos antigos de ônibus foram reformados e reaproveitados no local, que está protegido com vidro laminado, garantindo conforto, segurança e proteção contra intempéries.
Junto com a inauguração da parada, a Visate ainda lançou, em parceria com a Volvo, o primeiro ônibus híbrido de Caxias do Sul, movido a biodiesel e eletricidade.
Salvador também já possui um ponto de ônibus com teto verde. Que a moda pegue por todo o Brasil – a população e as cidades agradecem!
8 Comments
Lia Maria
Ridículo! Bem se vê que quem fez não usa busão. Quem tem de dizer como deve ser um abrigo é quem usa: tem de caber quantos? Como fica a proteção de todos no verão, sombreamento? Como fica a proteção na chuva, com vento tb., e que proteção oferece quanto a água que vem dos carros quando passam? Faltou, no mínimo, uma ‘parede’ de vidro entre o meio-fio e o abrigo, protegendo do sol e da chuva, tem de ter é mapas e rotas das linhas que passam ali, além dos horários. O sonho de qualquer um que use ônibus é ficar na parada o menor tempo possível, chegar e pegar o que passa ou já espera para o horário, sem sobrar tempo perdido a ponto de ficar usando internet e recarregando baterias no ponto.
Karen
Olá, Lia Maria, tudo bem?
Sou uma das arquitetas respónsáveis pelo retrofit da parada de ônibus, que, na verdade, é a reforma de um ponto de ônibus existente.
Na parada consta as linhas que passam por ali, e todas as faces da parada foram fechadas com vidro laminado, para proteger de chuva e vento os usuários.
O tamanho da parada, como já era existente, não pôde ser alterado, bem como a inclinação de sua cobertura.
O telhado verde é um excelente isolante térmico e protege contra os raios solares.
O projeto foi pensado no melhor conforto térmico possível dos usuários, uma vez que colocar vidro entre a via e a parada de ônibus não é permitido em nosso município.
Como nossos arquitetos já foram estudantes, todos nós já utilizamos o transporte público e conhecemos os principais necessidades do usuário.
Além da funcionalidade, um dos grandes objetivos do projeto é o de conscientizar a população da importância do transporte público, chamar a atenção para a qualificação destes equipamentos para melhor atendimento à população, aproximar o público das tecnologias sustentáveis, oferecer energia limpa e gratuita à população e segurança com iluminação pública gratuita.
Se você tiver alguma dúvida sobre o funcionamento e desempenho da Parada Verde, estou disponível para esclarecer!
Abraço,
Karen Basso.
Kewsley Coimbra
Oi, Karen Basso, como vai?
O trabalho que realizaram, ficou muito bom ao meu ver. Mas acredito que ficaria perfeito se tivesse um espaço reservado para cadeirantes, piso tátil e informações em braile.
Kewsley Coimbra.
elisangela
Acho q onibus com ar condicionado e tarifa de onibus congelada por uns 3 anos seria melhor q isso ai!!! De q adianta a visate investir nisso?? Se logo mais a prefeitura acaba com o contrato dela e adeus visate kkkkkkkkkkkk
Karen
Olá, Elisangela, tudo bem?
A Parada Verde foi viabilizada por meio de patrocínio de empresas caxienses parceiras do projeto, sendo uma iniciativa privada. A Visate foi uma das responsáveis pela viabilização do projeto.
Abraço,
Karen Basso.
kiko
mas bah!
Kewsley Coimbra
Parabéns ao pessoal envolvido na reforma do abrigo para ônibus, fizeram um ótimo trabalho, pensaram em tudo, desde o conforto térmico até a segurança e utilidade de energia sustentável. Além da aparência paisagística, que ficou animal, meus parabéns!
E quanto aos que fazem criticas destrutivas ou até ofensivas, vou dizer uma coisa, criticar aos que estão trabalhando para melhorar a vida e conforto da população, já que o governo não faz, é fácil, mas tomar uma iniciativa para ajudar, ninguém quer.
Se não ficou satisfeito(a), se levanta e vai estudar para fazer melhor, porque, quem fez o projeto da arquitetura, teve que estudar por 5 anos acadêmicos, mais o tempo exercendo a função que querendo ou não é um meio de adquirir conhecimento, para vir um leigo no assunto e dizer o que bem acha sem ter conhecimento técnico é no mínimo ultrajante.
Gabriela Rocha
Gostaria de saber se você tem os desenhos técnicos desse projeto.
Estou fazendo uma apresentação sobre intervenção urbana na faculdade e vou apresentar sobre esse ponto de ônibus.