Share This Article
O oceano é o lixão do mundo! Com a falta de espaço para dar destino aos resíduos que produzimos (e com a falta de educação do povo), ele tem “pagado o pato”. E isso acaba refletindo também em nossa mesa: calcula-se, por exemplo, que a quantidade de mercúrio nos atuns aumenta 3,8% todos os anos — muito mais do que permitido para a vida aquática. Os principais responsáveis por essa poluição marítima são as indústrias de petróleo e minérios.
Com o objetivo de descontaminar a água, a Universidade de Flinders, na Austrália, realizou uma série de pesquisas que permitem fazer isso em larga escala, a nível global. Eles encontraram a solução na casca da laranja (que muitas vezes acaba no lixo, desperdiçada). Segundo eles, o material consegue tirar o mercúrio do solo e da água.
Além de absorver o mercúrio, o resíduo pode ser usado para identificar a poluição na água, uma vez que sua coloração muda para amarelo quando entra em contato com a substância. Por ser tão barata, os pesquisadores acreditam ter encontrado a solução perfeita para limpar pequenas reservas de água para uso doméstico, bem como usar em uma ação em massa, no mundo inteiro.
Segundo a publicação no Angewandte Chemie International Edition, o trabalho agora é fazer uma versão comercial do material. Resta apenas saber o que será feito com todo o mercúrio captado pelas cascas de laranja!
Foto: Andrés Nieto Porras/Creative Commons
2 Comments
Luana
Nao e minha cara pesquisar isso mas gostei 5 estrela peguei todas as informações
krystian
muito obrigado isso ajudou muito no meu trabalho de ciencias obg