Share This Article
Já pensou morar em um tubo? A tendência de micro-habitação decolou na última década e acabou de ser levada a outro nível. Ainda mais compactadas do que as casas feitas de contêineres, que já noticiamos aqui, no The Greenest Post, a Opod Tube House, desenvolvida pela empresa arquitetônica James Law Cybertecture, é feita com tubos de concreto reutilizados.
Isso mesmo: tubos de água de concreto reutilizados da construção civil, que medem pouco mais de 2,5 metros de diâmetro, estão sendo transformados, em Hong Kong, em moradias bastante confortáveis e superestilosas, que acomodam uma ou duas pessoas em cerca de 9,3 m².
O interior da casa é equipado com cômodos convencionais: uma sala de estar com banco que vira cama, uma minicozinha, um banheiro com chuveiro e bastante espaço para armazenar roupas e itens pessoais, levando em conta o tamanho da moradia.
De acordo com o arquiteto James Law, responsável pelo projeto, a inspiração por trás das minúsculas casas de tubos é praticidade: foi a forma que encontrou de oferecer moradia acessível a jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Embora as casas estejam longe de ser leves, pesando cerca de 22 toneladas, elas não exigem muito em termos de instalação e podem ser tranquilamente escoradas umas às outras, o que reduz custos. Law já sonha com comunidades inteiras de casas de tubo instaladas em espaços até então não aproveitados nas cidades – como becos e pontes.
Quer conhecer melhor a casa de tubo? Assista ao vídeo abaixo! Quem aí gostaria de morar numa dessas?
1 Comment
João Ramos
Genial a ideia. Sem contar o fato de que houve o reaproveitamento de um material que antes poderia ser descartado como entulho e que agora traz uma nova aplicação ao mundo arquitetônico.