Share This Article
Imagina um carro para uso diário na cidade que você nunca precisa abastecer ou recarregar.
Essa é a promessa da empresa americana Aptera Motors com o seu novo carro elétrico, que segundo ela possui um alcance de até 72 km por dia movido apenas pela luz do sol.
Para isso, o veículo é equipado com um painel solar de 30 m² em sua carroceria, que recarrega sua bateria enquanto estacionado sob o sol.
O design do veículo é futurista como a sua proposta, com três rodas (duas dianteiras e uma traseira), formato aerodinâmico e fabricado com materiais que otimizam seu alcance.

Com espaço para duas pessoas, o carro é oferecido em modelos que diferem na autonomia, aceleração e tecnologias de direção e conforto.
A versão mais completa oferece uma bateria de 100 kWh, possibilitando um alcance de até 1.600 km.
De acordo com a empresa, o objetivo é uma mudança de paradigmas no setor automobilístico, assim como os geradores fotovoltaicos para quem busca como economizar energia em casa.
Para isso, segundo a fabricante, o veículo é capaz de percorrer a mesma distância que um carro elétrico comum utilizando 70% a menos de energia, o que reduz sua emissão de poluentes e uso da rede elétrica.
No entanto, para usos mais prolongados, como no caso de viagens, o carregamento ainda é necessário e pode ser feito através de conectores comuns para carros elétricos.
Para quem já possui uma casa equipada com painel fotovoltaico, isso ainda permite alimentar o carro apenas com energia solar e manter nulos seus impactos ao meio ambiente.
Com entrega estimada para 2021, os modelos do carro solar elétrico da Aptera já podem ser encomendados com preços que variam de US$ 25.900 a US$ 46.000.
Outras empresas do mercado europeu já lançaram suas versões de veículos solares, inclusive mais parecidos com carros convencionais, como o Sion, da Sono Motors e o Lightyear One.