Empresa americana lança carro solar elétrico que se autorrecarrega

Empresa americana lança carro solar elétrico que se autorrecarrega
23 dez 2020

Imagina um carro para uso diário na cidade que você nunca precisa abastecer ou recarregar.

Essa é a promessa da empresa americana Aptera Motors com o seu novo carro elétrico, que segundo ela possui um alcance de até 72 km por dia movido apenas pela luz do sol.

Para isso, o veículo é equipado com um painel solar de 30 m² em sua carroceria, que recarrega sua bateria enquanto estacionado sob o sol.

O design do veículo é futurista como a sua proposta, com três rodas (duas dianteiras e uma traseira), formato aerodinâmico e fabricado com materiais que otimizam seu alcance.

Carro solar elétrico da Aptera. Imagem: Divulgação

Com espaço para duas pessoas, o carro é oferecido em modelos que diferem na autonomia, aceleração e tecnologias de direção e conforto.

A versão mais completa oferece uma bateria de 100 kWh, possibilitando um alcance de até 1.600 km.

De acordo com a empresa, o objetivo é uma mudança de paradigmas no setor automobilístico, assim como os geradores fotovoltaicos para quem busca como economizar energia em casa.

Para isso, segundo a fabricante, o veículo é capaz de percorrer a mesma distância que um carro elétrico comum utilizando 70% a menos de energia, o que reduz sua emissão de poluentes e uso da rede elétrica.

No entanto, para usos mais prolongados, como no caso de viagens, o carregamento ainda é necessário e pode ser feito através de conectores comuns para carros elétricos.

Para quem já possui uma casa equipada com painel fotovoltaico, isso ainda permite alimentar o carro apenas com energia solar e manter nulos seus impactos ao meio ambiente.

Com entrega estimada para 2021, os modelos do carro solar elétrico da Aptera já podem ser encomendados com preços que variam de US$ 25.900 a US$ 46.000.

Outras empresas do mercado europeu já lançaram suas versões de veículos solares, inclusive mais parecidos com carros convencionais, como o Sion, da Sono Motors e o Lightyear One.



Ruy Fontes
Ruy Fontes

Formado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá, apaixonado por tecnologias e sustentabilidade, atua como gestor de conteúdo na agência #movidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram