Share This Article
Seguindo tendencia mundial de modelo de mobilidade urbana, Kigali, capital da Ruanda, proibiu oficialmente o trânsito de carros no centro da cidade. Já listamos, aqui no The Greenest Post, cinco cidades que possuem políticas parecidas para diminuir o uso do transporte privado.
Com a medida, o lugar foi de espaço diário de trânsito caótico para tranquila área de locomoção de pedestres. Esta ação faz parte do projeto de tornar a cidade uma das melhores para se viver em todo o continente africano.
Ainda em fase de transição, as pessoas – pouco acostumadas com a ausência de carros – parecem preferir as calçadas e olham para os dois lados antes de atravessar uma rua. Artistas, aos poucos, ocupam o espaço com minigalerias e festas para a população.
O próximo passo é expandir a zona dedicada aos pedestres e construir infraestrutura para que o projeto dê (ainda mais) certo – como segurança, ciclofaixas, banheiros públicos e estacionamento de bicicleta seguro.
Em São Paulo, a avenida Paulista é fechada aos domingos para incentivar a ocupação do espaço público e a prática de exercícios. Não é o ideal, mas já dá um gostinho de como seria.
Foto: halitll/Creative Commons