Share This Article
É isso mesmo: já tramita no Senado o PL 263, que institui o fim da distribuição de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil.
E não é só! A medida também prevê a proibição da distribuição de sacolinhas plásticas, bem como da fabricação de produtos de higiene pessoal e cosméticos com microplástico – tais como sabonete, pasta de dente e esfoliante.
E tudo graças a um único cidadão: Rodrigo Padula de Oliveira. Incomodado com o uso indiscriminado de descartáveis e com as sérias consequências do descarte incorreto de plástico no meio ambiente, ele decidiu criar uma Ideia Legislativa no portal E-Cidadania do Governo Federal sugerindo o fim do uso de canudos e sacolas plásticas no país.
Pouca gente sabe, mas a Ideia Legislativa é um recurso que qualquer cidadão pode usar para trazer à tona um assunto que julgue importante para o país. Basta lançar a ideia no portal E-Cidadania e abri-la para apoio da população. Como numa espécie de abaixo-assinado, quando a proposta recebe mais de 20 mil assinaturas de apoio, é encaminhada para o Senado como sugestão legislativa e precisa ser, obrigatoriamente, colocada em pauta para discussão no Senado.
Rodrigo conseguiu mais de 24 mil assinaturas em sua Ideia Legislativa, que foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos do Senado. O órgão, por sua vez, julgou a pauta coerente e decidiu transformá-la em Projeto de Lei. Agora o PL 263 aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente e está cada vez mais próximo de virar lei.
Quer ajudar a pressionar os políticos lá em Brasília? Clique aqui e vote SIM em apoio ao projeto! Nós, aqui do The Greenest Post, já demos nossa contribuição. Vamos juntos por um mundo com menos plástico!