Share This Article
Todos os dias, cerca de cem mil hashis (ou os famosos ‘pauzinhos de comida japonesa’) são descartados em Vancouver, no Canadá. O item é utilizado apenas uma vez, em restaurantes locais, e depois vai direto para o lixo. Pois uma empresa local, a ChopValue, resolveu encontrar uma maneira de reaproveitar o material – afinal, trata-se de madeira, um recurso natural extremamente valioso!
A ChopValue criou parceria com mais de 300 restaurantes na cidade, que toparam separar a matéria-prima do lixo comum – de graça! Por dia, eles conseguem coletar entre 100 e 150 quilos de hashi. Cada restaurante recebe a visita dos coletores duas vezes na semana. O material é, então, levado à micro-fábrica da empresa, onde a mágica acontece.
Primeiro, os hashis são organizados em uma única direção com a ajuda de uma máquina. Depois, é aplicada uma resina com base de água que protege a matéria-prima da etapa seguinte: 5 horas dentro de um forno industrial, que chega a 200ºC, para matar todos os germes. Então vem a pesagem e a etapa de compressão, realizada por uma máquina inventada pelo time. A parte artesanal começa aí: com ‘tijolos de hashi’ é possível transformar o material em uma série de objetos.
Móveis, prateleiras, blocos de madeira são alguns dos itens feitos com os pauzinhos nesta fábrica. Enquanto, no resto do mundo, esse material vira LIXO! Segundo o fundador, Felix Bock, desde 2016, 33 milhões de hashis já foram reutilizados pela empresa. Já imaginou se a moda pega?
Assista, abaixo, ao vídeo da iniciativa.