Share This Article
Segundo dados do Ministério das Cidades, mais da metade da população do Brasil não possui acesso às redes de coleta de esgoto e somente 39% do esgoto produzido no país passa por tratamento adequado. A água tratada não é realidade para 35 milhões de brasileiros e mais de 5 milhões não têm banheiros em suas residências.
Com base nesses números preocupantes, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estabeleceu que o saneamento básico será tema da próxima Campanha da Fraternidade Ecumênica. “Para nossa tristeza, a maioria da população não consegue associar, diretamente, a falta de saneamento básico à saúde e outras questões sociais. Por isso, temos que sensibilizar a sociedade para que possa cobrar que as autoridades cumpram a legislação”, explicou Toninho Evangelista, secretário executivo da campanha da Fraternidade na Regional Sul I.
Com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade Ecumênica será o de assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, partindo de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa casa comum, o Brasil.