Brasil pode proibir fogos de artifício barulhentos em todo o território nacional

Brasil pode proibir fogos de artifício barulhentos em todo o território nacional
04 jan 2018

É isso mesmo que você entendeu: em breve, fogos de artifício barulhentos podem ser proibidos em todo o país! Recentemente, várias cidades têm sancionado leis que vetam os estampidos – entre elas, Campos do Jordão, Santos, Campinas e Sorocaba, em São Paulo, Florianópolis, em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Pelotas, no Rio Grande do Sul – e impondo multas de até R$ 1 mil para quem desobedecer as medidas.

Agora Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Ricardo Izar quer padronizar a regra e proibir os fogos de artifícios barulhentos em todo o Brasil. A proposta está em trâmite na Câmara dos Deputados.

Além dos animais, humanos também são incomodados pelos fogos. Bebês, idosos e pessoas doentes sofrem durante as festas de fim de ano, com estouros de volume alto. Além disso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) registrou, nos últimos 20 anos, 122 mortes por acidentes com os explosivos, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos.

Quem aí já está torcendo para o projeto ser aprovado e virar lei em todo o Brasil?

Foto: Divulgação



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Observações

  1. Ate que fim uma decisão acertada,já passa da hora,pois não tem coisa mais incomoda que estampido de fogos.acrescento que mesmo fogos sem barulho, só deveria ser usados em eventos oficiais,muitos acontecimentos ruins serão evitados,espero que Pernambuco siga a mesma trilha.

  2. Glaucia Elena Lavorato Diz: janeiro 10, 2019 at 8:48 pm

    Sinal de evoluçao…pensar no outro de forma coerente e pensar com amor…serao evitados tantos problemas…tantas mortes…apoio e conheço muita gente que espera esse passo decisivo e tao importante

  3. Wilsom Roberto Geraldo Diz: janeiro 12, 2019 at 11:15 am

    Graças a Deus, espero, que seja votado e aprovado logo, tem pessoas, que estão soltando fogos quase todos os dias,barulho não faz bem pra ninguém, parabéns pela atitude.

  4. Daniele Ziober sborgi Diz: janeiro 12, 2019 at 8:44 pm

    Esqueceram de falar da cidade de Londrina, que proibido e aplicou multa de R$ 500,00 a quem descumprir a lei

  5. Carmen Lucia Laurentino Diz: novembro 23, 2019 at 7:01 pm

    SUA REPORTAGEM É BEM EQUIVOCADA, POIS MORO EM CURITIBA-PR E OS FOGOS COM BARULHO AINDA PERSISTEM, OS VEREADORES SÃO UNS LIXOS, QUE NÃO PRESTAM PARA NADA, MAS 2020 ELE IRÃO TER O QUE MERECEM, COM CERTEZA, POIS QUEM NÃO TRABALHA, NÃO COME!!!

  6. Graças a Deus uma notícia boa a respeito desses fogos!!!
    Tomara Deus, que consigam aprovar essa Lei o mais rápido possível!!

  7. Magali Lobo Diz: janeiro 3, 2020 at 11:19 pm

    Um passo para a evolução. Parabéns Brasil!!! Quem acha q é
    divertido fogos barulhentos, não tem nenhum autista na família. Precisa ver vídeos de quem sofre com o barulho dos fogos, precisa ver crianças autistas em crises, animais morrendo pelo barulho. Nada a ver com a festas de luzes e cores. Se divertir com o sofrimento alheio é no mínimo desumano.

  8. Caio Santana Diz: janeiro 4, 2020 at 6:03 am

    Espero que isso entre em vigor logo, não só o uso como também a fabricação, principalmente daqueles que só explodem e fazem muito barulho, coisa inútil que atrapalha a vida de muita gente

  9. Gostaria que fosse proibido em Caraguatatuba tbm não aguento mais tem uma lojinha na minha rua que vende fogos bomba Baton é outras linha chilena por favor nos ajude obrigada

  10. Joseane Moreira Diz: janeiro 5, 2020 at 11:21 am

    Parabéns eu dou a maior força só quem tem pessoas com autismo, e animais sabem o mal ,que é ver as pessoas e animais desesperados implorando para parar,eu sou contra a soltar fogos sim .

  11. Boa noite!
    Está lei deve ser vista e votada logo.
    Somente sabe o quanto é ruim quem na noite da virada de ano novo passa ao lado de pessoas doentes,crianças chorando e Autistas, enfim outras pessoas com doenças mentais, animais com medo, Idosos, fora a poluição e o barulho sonoro.
    Como todas as indústrias assim deverá rever seu projeto e criando outro modo de iluminação, sem que agride o meio ambiente e satisfazendo á todos.

  12. Luciana Dourado Diz: janeiro 6, 2020 at 2:29 pm

    O post é de 2018. Pelo jeito o projeto não vingou.E pelo que soube não existe fogos menos barulhentos. Poluição da atmosfera e poluição sonora. Porque não usam projeções holográficas a laser ao inves de fogos? Seria possível?

  13. Carol diniz Diz: janeiro 7, 2020 at 7:59 am

    Pessoal! Tem enquete sobre este projeto de lei!!!
    https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2123264

  14. O cachorro do meu vizinho morreu por conta dos fogos q esses políticos fica soltando nos “comicíos” q eles fazem nos bairros, e meu cachorro fica doidinho quando ouve o barulho perto de da um treco, e tbm as pessoas autistas, tomara q proibe no Brasil inteiro, bando de quem ñ tem oq fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram