Brasil pode proibir fogos de artifício barulhentos em todo o território nacional

Brasil pode proibir fogos de artifício barulhentos em todo o território nacional
04 jan 2018

É isso mesmo que você entendeu: em breve, fogos de artifício barulhentos podem ser proibidos em todo o país! Recentemente, várias cidades têm sancionado leis que vetam os estampidos – entre elas, Campos do Jordão, Santos, Campinas e Sorocaba, em São Paulo, Florianópolis, em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Pelotas, no Rio Grande do Sul – e impondo multas de até R$ 1 mil para quem desobedecer as medidas.

Agora Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Ricardo Izar quer padronizar a regra e proibir os fogos de artifícios barulhentos em todo o Brasil. A proposta está em trâmite na Câmara dos Deputados.

Além dos animais, humanos também são incomodados pelos fogos. Bebês, idosos e pessoas doentes sofrem durante as festas de fim de ano, com estouros de volume alto. Além disso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) registrou, nos últimos 20 anos, 122 mortes por acidentes com os explosivos, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos.

Quem aí já está torcendo para o projeto ser aprovado e virar lei em todo o Brasil?

Foto: Divulgação



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Observações

  1. Ate que fim uma decisão acertada,já passa da hora,pois não tem coisa mais incomoda que estampido de fogos.acrescento que mesmo fogos sem barulho, só deveria ser usados em eventos oficiais,muitos acontecimentos ruins serão evitados,espero que Pernambuco siga a mesma trilha.

  2. Glaucia Elena Lavorato Diz: janeiro 10, 2019 at 8:48 pm

    Sinal de evoluçao…pensar no outro de forma coerente e pensar com amor…serao evitados tantos problemas…tantas mortes…apoio e conheço muita gente que espera esse passo decisivo e tao importante

  3. Wilsom Roberto Geraldo Diz: janeiro 12, 2019 at 11:15 am

    Graças a Deus, espero, que seja votado e aprovado logo, tem pessoas, que estão soltando fogos quase todos os dias,barulho não faz bem pra ninguém, parabéns pela atitude.

  4. Daniele Ziober sborgi Diz: janeiro 12, 2019 at 8:44 pm

    Esqueceram de falar da cidade de Londrina, que proibido e aplicou multa de R$ 500,00 a quem descumprir a lei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *