Share This Article
Pedalando e educando… É assim que vive o arquiteto Argus Caruso, que já percorreu mais de 28 países em cima de sua bike para ensinar cultura, história, geografia e, claro, valores da sustentabilidade às crianças desse mundão.
A aventura começou em 2001. Acompanhado de sua magrela, Argus visitou salas de aula dos 5 continentes do planeta, ensinou e aprendeu muito com as pessoas que conheceu (tanto professores, quanto alunos) e registrou tudo em fotos, vídeos e textos.
O material está disponível em seu site e também foi usado para um projeto de educação a distância. Escolas cadastradas receberam, via internet, os registros de Argus e puderam promover ricos debates com seus alunos sobre a história, geografia e cultura dos locais por onde o arquiteto passou.
A volta ao mundo de bike já terminou, mas Argus segue pedalando e ensinando… De volta ao Brasil, ele deu início ao projeto Escola do Mundo, em que percorre o sertão do país para contar suas aventuras a jovens entre 12 e 18 anos. A ideia é transmitir os valores de determinação, solidariedade, diversidade cultural e sustentabilidade que aprendeu nos 5 anos em que pedalou pelo mundo.
Se Guimarães Rosa levou as histórias do sertão para o mundo, agora o ciclista-viajante traz as histórias do mundo para o sertão. Justo não?
Foto: Argus Caruso/Flickr