Share This Article
Responda rápido! O que polui mais: o carro ou a moto? Se você apostou no veículo de quatro rodas, errou. Parece lógico imaginar que as motos emitam menos, porque são menores, mas estudos realizados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram exatamente o contrário: uma moto emite cerca de quatro vezes mais poluentes do que um carro.
Bem, essa é a regra, mas apresentamos a exceção: circula por aí, na cidade de Itu, no interior de São Paulo, uma moto que emite menos do que qualquer carro. Ou melhor, que não emite nada.
Batizada de T Power H20, ela foi inventada pelo funcionário público Ricardo Azevedo – e está chamando a atenção até mesmo da mídia internacional. Pudera: o veículo funciona 100% a base de água poluída (bem, água potável também serve, mas essa não é a ideia). Um único litro do recurso é capaz de fazer a moto rodar por 500 quilômetros.
Como? O segredo está no motor, que é capaz de capturar as móleculas de hidrogênio presentes na água e transformá-las em eletricidade para o veículo funcionar. O que sobra, vapor de água, é jogado de volta na atmosfera.
Genial, não? Ainda tem gente duvidando da invenção, mas Azevedo garante que ela funciona de verdade, embora ainda precise de aperfeiçoamento. O funcionário público gravou até um vídeo para provar. Assista, abaixo!
69 Comments
Charles Henrique Silva Leite
Esse cidadão deveria ganhar o oscar de melhor invenção do ano.
João de Sousa Ferreira
…SEI NÃO, Charles… O MAIS PROVÁVEL QUE ACONTEÇA, É QUE, A QUADRILHA QUE ASSALTOU A PETROBRAS MANDE MATA-LO… OU O MAIS PROVÁVEL AINDA; O CARTEL DOS POSTOS DE GASOLINA NÃO ACEITAREM PERDER A “GALINHA DOS OVOS DE OURO”, VOCÊ ENTENDEU ??? OLHA, A UNS 40 ANOS ATRÁS, UM GRUPO DE ESTUDANTES DA USP, DE SÃO PAULO, INVENTARAM UM MOTOR, ISSO MESMO, UM MOTOR DE AUTOMÓVEL QUE ANDAVA SOMENTE COM ÁGUA, EU DISSE, ÁGUA, “TORNEIRAL” MESMO… O PROTÓTIPO DA EXPERIÊNCIA E INVENTO, FOI UM “Galaxie Landau”, DA Ford… O CARRO FAZIA 30 Kms COM UM LITRO DE ÁGUA. CONCLUSÃO: NA ÉPOCA, A PETROBRAS “CONTRATOU” OS RAPAZES, (ESTUDANTES DE ENGENHARIA, OS ENVIOU AO EXTERIOR, (a serviço) E NUNCA MAIS SE OUVIU FALAR DO TAL CARRO MOVIDO A ÁGUA, E NEM MESMO DOS RAPAZES ESTUDANTES.
Cezar Costenaro
Sr. João…. Esse também é meu conselho ao Sr. Inventor….. Muito cuidado, pois o Sr. pode resvalar sem querer numa casca de banana e ter traumatismo craniano, isso que o Sr. caiu só de bunda no chão….
EDUARDO B CHAVES
Mas passou no Fantástico…
Osvaldo de Luca
João, eu me lembro deste fato. Houve até apresentação na TV. Foi na ´época em que se testava motores a álcool para aplicação automotiva, entre 1974 e 1980.
Paulo Antonio
Olá, galera a algum tempo atrás apareceu no fantástico uma entrevista de alguns engenheiros que também conseguiram produzir um veículo que funcionava com água. No entanto, depois de algum tempo nunca mais se falaram no assunto. Na minha opinião, ou eles ganharam muita grana para não divulgar mais esta pesquisa, ou então foram mortos. A verdade é que ninguém nunca mais tocou no assunto. Olha que isso já faz uns trinta anos desse tempo até hoje a tecnologia e o conhecimento científico avançou muito.
ROGERIO VIEIRA
Meu Deus quanta ignorância!!!!
A industria automobilística mundial investe em energia alternativa como carros elétricos no qual os impactos seriam os mesmo na industria do petróleo e o cara vem falar da Petrobras!!!!!!!
É difícil acreditar nessa invenção (carro movido a água) no meio de tantos outros avanços na tecnológica em que nenhum gênio desse século ainda não tivesse pensado.
Renato
INVENÇÃO DO ANO? COM FOLGA SERIA A INVENÇÃO DO SÉCULO. MAS REGISTRO MINHA INCREDUBILIDADE, POIS SE FOR ASSIM , O MUNDO VIRIA PROCURÁ_LO.VAMOS AGUARDAR E TORCER PARA QUE SEJA VERDADE.
Mario
Moto movida a água? Isso tá com cheiro de uma autêntica Terrra Plana.
Agua não gera energia mas as moléculas separadas de Hidrogênio e Hélio da qual compõe a água sim e para separar essas moléculas, é necessário GASTAR ENERGIA ou seja, é inviável.
EDUARDO B CHAVES
No entanto, tem tudo pra amanhecer com a boca cheia de formiga. A mando da Rainha da Inglaterra e da Holanda, as donas da Shell, sabe? Há 100 anos ou mais havia um cara de nome Nicolau Tesla. Ele tinha um projeto – que funcionava – que distribuía gratuitamente energia para todos. A custo ZERO. Era corrente contínua e o Thomas Edison sustentava que a boa era a alternada – que era cara como v pode constatar pela sua conta de luz… – no começo os carros eram elétricos e muuuito baratos. Mas os donos dos poços de petróleo acharam e continuam achando que o bom mesmo é gastar gasolina e v sente isso cada vez que para num posto de gasolina e manda encher o tanque porque quem enche os bolsos de dinheiro são eles…
Jose Rodrigues
Mais um inventor que cria um veículo movido a água.
Já vi vários destes videos, e nenhum prosperou.
Tudo isto é uma farsa meus amigos,
não acreditem em tudo que a internet mostra
sergio
verdade.
Diego Fontes
Logo este senhor receberá em sua porta dois homens bem vestidos com maletas pretas oferecidas de bom grado para que delete o vídeo e destrua sua invenção. Caso não aceite, receberá outra visita. Depois disso não saberemos mais deste senhor. Querem apostar? Vejam as histórias de quem fez descobertas semelhantes nos EUA e o que aconteceu com todos eles…todos mesmo.
Vera Alina
Pura verdade! Vejam bem a colocação de Diego Fontes!!!
André K7
VC tem razão todas as invenções que mexem com a área petrolífera são abominadas . Cadê aquele inventor do motor movido a água que apareceu no fantástico a família dele até hoje procura por ele isso ninguém mostra.
Eduardo Machado
Há pouco tempo também apareceu uma pessoa no Espírito Santo mostrando um carro movido a água, nunca mais vi ou li nada a respeito. O Diego Fontes tem toda a razão!
Ricardo Santos
Exatamente isso.
Julio
Há muitos anos ouvi falar de um brasileiro que inventou um carro movido a água, e tanto ele quanto sua invenção sumiram…
jose
E a verdade mesmo… Sua vida esta em risco.
João de Sousa Ferreira
Diego Fontes…EU POSTEI UM COMENTÁRIO, A ALGUNS INSTANTES, SÓ NÃO SEI SE IRÃO DEIXAR PASSAR, rsrsrs. EU CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO, JÁ TESTEMUNHEI UMA HISTÓRIA SEMELHANTE A DESTE SENHOR, A UNS 40 ANOS ATRÁS… E O FINAL, NÃO SE TEM NOTÍCIAS CONCRETAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. O CARTEL DO PETRÓLEO É MUITO PODEROSO E NÃO TEM INTERESSE NESTE TIPO DE “DESCOBERTA”.
Marta
Isto é um deserviço isso sim! Agua é vital ao ser humano e está em franca extinção mundial ! As pessoas vivem sem combustivel automotivo mas não vivem sem agua, e não me venha dizer que só se usará agua poluída pq o ser humano dará um jeito de poluir agua, de fabricar agua poluída pra transforma-la em combustível. Este inventor vai arder no inferno depois desta desgraça se o mundo usa-la.
patrocinio
é verdade marta a agua do mar vai acabar né se for para o inferno é só escolher o dos vikings que é gelado, sendo assim não vai arder
Irineu
Marta essa água é poluída e com o uso a evaporação fará a água voltar ao meio ambiente, o único risco aí é da indústria petrolífera mundial tirar este cidadão do mapa…
Luciano
Na reportagem está escrito: O que sobra, vapor d’agua, volta para a atmosfera. E como dizia Lvoisier: Nada se cria ou se perde, tudo se transforma. Portanto é uma invenção que se for adotada será muito útil no futuro.
Denison
você tem demência mental ao dizer tal coisa, ou não viu o anuncio todo, que a água é convertida em vapor, se não estudou vou te explicar, o vapor volta a virar água, mas água potável. Vai estudar garota, sua estupidez é irritante.
Marcelo
Cuidado, pois o Sr, inventor está interferindo numa área de muitos interesses financeiros e quando se mexe com dinheiro, todo cuidado é pouco; esconda os seus plano para não ser roubado, não use o computador pois a NASA e outros espiões estão observando-o; se lembra da pípula que prometia curar o câncer? interesses não explicado sou pesquisas médicas (ninguém sabe quem participou destas pesquisas,apontaram que esta pílula não servia, será?….. e além disso este combustível ainda irá despoluir a terra….
Daniel
Sugiro a ele, que faça a patente, se já tiver em mãos, venda o projeto em contrato com alguma grande fabricante, para em regime de parceria e colaboração, a moto movida a água poluída comece a ser fabricada em larga escala. O que não é possível, a essa altura do campeonato é que a despoluição parcial da atmosfera terrestre esteja ainda a mercê de projetos engavetados, ocultados e vendidos a grande multinacionais para que o combustível fóssil prevaleça. Pra mim, se o Ricardo não fizer algo para que o motor se popularize, e com inteligência, pra mim ele não é ninguém… só mais um na multidão. Me perdoe mas é pelo bem de todos.
Roque da silva
faça patente e compre um plano funerario rapido!
Walfrido
A mais de um ano outra pessoa já havia feito isso, só que sem a água ser poluída.
https://www.youtube.com/watch?v=TdjKiY53zxI
ROBERTO
quando alguém teria a coragem de fornecer este invento para todos espalhando como praga // assim não teria tempo hábil de um certo poder intervir e nós simples mortais serem beneficiados // a verdade é que só inventos que são divulgados em meio a multidão e liberados para todos é que realmente faz o efeito almejado //
Bartholomew Sosa
Bullshit.
M Lima
Verdade.
phlademir
LOUCURA !! KKKKKKKK
Vai desempregar milhoes e . deixar a industria do petroleo a ver suas estruturas sucateadas e trilhoes de U$ jogado no lixo .. a agua do nosso planeta ser transformada em energia e a sede matar o Ecossistema .. kkkkkk.
João Victor
A água poluída virar água limpa é uma ótima forma de manter o ecossistema bem vivo, além do custo do combustível petrolífero ser bem maior que a água
Alexandre
Uma boa ideia usar água como combustível , mas lembrando que nosso planeta tem apenas aproximadamente 3% de água potável , isso pode a princípio resolver um problema , mas pode criar outro muito pior , a água será como ouro , muitas pessoas poderão ter dificuldades ao acesso e com isso a miséria iria aumentar consideravelmente , pois já temos muito pouco , lembrando que nossos reservatórios nos últimos anos tem ficado abaixo do nível , a conta de luz aumentando e certamente a conta de água iria ficar muito salgada . Uma ideia melhor seria os carros elétricos , pois está ficando cada vez mais barato produzir energia em casa e claro os preços ainda estão salgados , mas de acordo com a demanda , assim aconteceu com os cds , tvs de plasmas , os preços ficarão mais em conta .
Marcio Santos
Com muitos motores usando agua poluida ajudaria no ecosistema, uma vez que muitos outros motores nao despejariam CO2 na atmosfera.
OSVALDO
ESTE SENHOR E OUTRO COM PASSAGEM PARA OS ETADOS UNIDOS COMO FOI O DO RAIO LASER
anderson meier
Os americanos mataram dois e internaram um terceiro que inventou um carro movido a água de forma eficiente nos EUA, cuidado conterrâneo, se a idéia tiver chance de prosperar eles dão um jeito de dar cabo do inventor.
Marcio Duccio
Infelizmente a vida útil da bateria vai decair mt,ja tinha visto protótipo similares,mas enfim,não deixa de ser uma ideia inovadora,mas atenção,lidar com H2 gás como combustível é perigoso.
Guasca
Em Venâncio Aires RS um senhor criou no final da década de 80 um carro movido a água. Era um Passat se não me engano e circulava por toda a cidade mostrando seu invento. Até que determinado dia sofreu ameaças teve o veículo apreendido, uns dizem que foi doado para a Brigada Militar proteger o veículo. E não se ouviu mais falar do caso.
Existem outras inúmeras histórias pelo mundo afora, mas em todos os casos a máfia do petróleo conseguiu abafar o invento, seja por compra do produto e do silêncio sob ameaça, seja por ameaças somente ou mesmo por raptos e assassinatos.
Sugiro que todos que lerem procurem o excelente documentário POWER do History Chanel, fala de casos de inventores de motores a água nos próprios Estados Unidos, fala do inventor do motor Diesel movido a qualquer gordura, de Nicola Tesla e da conspiração contra ele que faz toda a população mundial pagar pelo consumo de energia elétrica.
Nilsp
Poxa…..seria ótimo!
A represa billings seria um alvo rs
Já que pagamos a sabesp para tratar nossos esgotos, mas de tratamento não tem nada; eles simplesmente jogam na represa billings. despoluiriamos tudo!
cicero
se eu fosse ele teria ficado calado.
compraria um carro usado com motor V8 aqueles que faz 1 quilometro com um litro de gasolina.
enquanto não descobrissem a minha ideia eu ia viajar para tudo que e lugar neste Brasil.
combustível e que não ia faltar.
Roque da silva
este homem nao vai durar nem um ano, pode apostar…
infeliz ideia de chamar a “imprensa” pra mostrar isso ai. ele pensou que ia ganhar com a invençao, e o sistema ganhou em eliminar mais uma pessoa de boa fé, no mundo das má fés…
entenderam ne?
Uriel Coutinho
Ha muitos anos apareceu aqui em Recife um inventor com um carro movido a agua e fez uma viagem de Recife a Maceió, fato com total cobertura da midia e fiscalizado por diversos órgãos oficiais. O nome dele ? Pierre Chambrun. NUNCA mais se ouviu falar dele ! O carro era um Corcel adaptado, da época.
Miro Moraes
Assinou sua sentença de morte!
Ronaldo
Se é verdade monte uma fábrica de motores
Luzia Aparecida Cardoso Ferreira
Com certeza! É uma ótima invenção. Parabéns ao inventor!
EDUARDO B CHAVES
Santa Ingenuidade, Batman!
fernandes
Isso nunca funcionou e nem funcionará, vai contra as leis da fisica, ainda aparece um monte de bocos cheios de teorias da conspiração
Pepino, O Grande!
Essa ideia é a grande oportunidade de colocarmos no mercado um veículo com tecnologia inovadora, sustentável, e nacional.
Elene Heringer Santos
Mais um brasileiro com risco de ser preso por ajudar ao próximo como o inventor da fosfoetanolamina.
tonny
no sul, em Porto Alegre, um mecânico desenvolveu um kart elétrico que auto se regenerava… não precisando de recarga para as baterias… conclusão… disseram que ele vendeu a patente para os americanos e nunca mais se falou do dito cujo…
Jair
Pelo pouco de entendo de termodinâmica, este invento é impossível, pois teríamos um moto contínuo que contraria a 1ª e 2ª leis da termodinâmica.
irio
Gerador de hidrogenio, qualquer um pode fazer! existem muitos videos explicando no you tube
Denison
Aqui em Belo Horizonte-MG os estudantes da UFMG criaram um veículo movido a ar em 2011 e foi exposto em uma feira no parque da Gameleira, eu fui no segundo dia da feira, porém não me deixaram ver o carro, eel estava coberto com uma bandeira da Petrobrás e tinha um segurança Patrimonial do lado dela, vigiando para ninguém levantar o pano com nome da petrobrás que o cobria. Ele parecia um tipo de bugue, mas só dava para ver as rodas e nunca mais a imprensa tocou no assunto. Não é teoria da conspiração pois se pesquisarem jornais locais daquele ano acharão materia informando o fato dele ter sido produzido na UFMG, porém ninguém(nenhum jornalista) nunca mais toca no assunto, nem menciona sobre a venda do projeto e para quem foi vendido, por quanto e etc.
erick muniz
orgulho de ser brasileiro mesmo com as dificuldades
e tambem e verdade o que pode acontecer com esse sr.
e os exemplos citados acima sao veridico
tambem tinhamos carros brasileiro(GURGEL) que o governo e os poderosos fizeram favor de distruir.
velhodapraia
Tenho 68 anos e já lí ou tomei conhecimento de pelo menos quatro “inventores” deste sistema. Todos desapareceram e não se falou mais…
luiz carlos ruas
Na minha opinião isso é balela. Porque se eu invento uma maneira de fazer o carro com combustível a água, a primeira coisa é fazer uns 200 desses kits e vender pra comunidade. ensinar como faz pra alguns par que multipliquem e atá aperfeiçoem a invenção e depois divulgar. Aí quero ver se os caras de palitó preto apagarem todos. É simples de 200, multiplica por 5 e assim por diante, rapidamente teremos milhões com essa invenção. Quero ver o governo, a shell etc e tal acabarem com essa multiplicação. E vamos todos viver com carros movidos a água.
Aistem
Boa idéia… Mas… Por que água poluída? A informação não está muito de acordo: captura-se o hidrogênio presentes na água e transforma-as em eletricidade para o veículo funcionar. O que sobra? Vapor de água, que é jogado de volta na atmosfera…e as partículas que deverem estar presentes na água poluída? E o que dizer da crise hídrica?
danilo borges
É uma ótima idéia.
jj
Sem contar, os trabalhadores das refinarias, postos de gasolina, distribuidores, etc…que ficarão sem emprego pela queda da venda de combustível fóssil.
Darci N. Ziebert
Pessoal, vejam só: Um invenção não surge assim do nada com um estalar de dedos. Essa conversa obviamente é pura balela. Eu mesmo pesquisei sobre o uso do hidrogênio como combustível para motores a explosão. O máximo que eu consegui foi 19 % de economia na gasolina. Mas o trambolho é inconveniente, pois utiliza quase todo o porta-malas e requer manutenção constante. Depois de uns dois anos de uso, desisti, quando o porta-malas inundou tudo com líquido corrosivo por um vazamento que apareceu pelo desgaste natural das borrachas de vedação. O que existe de bom realmente – e foi comentado acima – era um motor de empresa Elsbet Konstruction da Alemanha. O motor levou o nome de ELKO (iniciais do nome do fabricante). Este motor era semi adiabático, ou seja, não tinha refrigeração a água. E queimava qualquer tipo de combustível líquido, incluindo até mesmo óleo velho de fritura de pastéis. E com uma mistureba danada de coisas que colocaram no tanque ele fez 36 km/l num veículo Audi 100, o equivalente ao nosso Santana, na época. O que aconteceu depois? O Grupo Garavelo, do Nordeste, comprou os direito de produção deste motor e engaveou. Nunca mais se ouviu falar. E a divulgação foi maciça. Teve matéria completa no Fantástico e várias páginas na Revista Quatro Rodas. Fazer o quê? darcinz @ gmail. com
dernival dantas
a tecnica dita na reportagem fala na captura do Hidrogenio, portanto seu estudioso, se tirar o hidrogenio, quebra a molécula de agua e fica o oxigenio, destruinado a agua, como não queima a agua toda o restante qeu não foi usada sai em forma de vapor, com certeza acabará com a gua do mundo em pouco tempo.
valdo
a tecnica dita na reportagem fala na captura do Hidrogenio, portanto seu estudioso, se tirar o hidrogenio, quebra a molécula de agua e fica o oxigenio, destruinado a agua, como não queima a agua toda o restante qeu não foi usada sai em forma de vapor, com certeza acabará com a gua do mundo em pouco tempo.
marcos
Um cara mentiroso e um bando de ignorantes que desconhecem totalmente os elementos mais básicos da termodinâmica dá nisso, um monte de comentários sem qualquer sentido.
Celso William Cardoso Rodrigues
Conheci um individuo (fazendo curso de pilotagem de aviões em Botucatu, SP) que me disse ser um daqueles rapazes da década de 80 e, pelas respostas que deu diante de minhas indagações (por exemplo e entre outras: como multiplicou a área de contato da água com a superfície-eletrodo que é necessária para tornar a eletrólise viável- turbina aletada – ideia que eu, interessado no projeto não havia pensado) acreditei que era verdade. Ele me reportou que foram encaminhados a um instituo estatal de pesquisas para dar seguimento ao projeto (que utilizaram numa viagem por toda costa brasileira num Dart ou Galaxie, não me recordo direito) e que, depois de algum tempo o suficiente para que a mídia esquece-se deles, num determinado foram simplesmente barrados na porta, proibidos de entrar naquele órgão sob a lacônica informação de que o referido projeto não prosperaria uma vez que os motores de então não suportariam o hidrogênio. Depois passaram a receber ameaças para que se silenciassem, o que fizeram, temendo por suas vidas. Apesar da plausabilidade das informações que me forneceu, se é verdade não sei, mas bate com as informações veiculadas neste blog.
Antonio
Como é triste ver notícias como estas, ela somente vem confirmar o quanto devemos nos precaver com as publicações na internet extremamente fantasiosas, basta ver os comentários para se ter noção do estrago que elas causam. EX. As famosas teorias da “conspiração” que nascem de erros como as desta publicação.
A publicação deveria ter principalmente um mínimo de BASE TÉCNICA, no estágio atual da ciência é impossível retirar energia da água, no caso das hidroelétricas o processo não necessariamente teria que ser a água pois o que ocorre é a ENERGIA POTENCIAL devido a força da gravidade entre dois corpos. Como na roda d’agua, o que move a roda é o peso da água.
Notar que seja na turbina ou na roda d’agua ela entra e sai igualzinha sem alteração alguma na agua durante a transformação de energia potencial em energia cinética/elétrica; Basta haver uma diferença de altura da entrada para a saída da agua na Roda/Turbina; É igualzinho um peso caindo de um lugar alto para chão.
No caso desta reportagem, o Senhor utiliza energia “externa” que no caso parece ser energia elétrica para fazer “eletrolise da água” que é a separação atômica/molecular da água, transformando a mesma em Oxigênio/Hidrogênio, a energia consumida nesta transformação é muito mais energia do que ele é capaz de dar na queima dos dois elementos conseguidos no processo. Quimicamente o Oxigênio é o Comburente e o Hidrogênio é o Combustível.
A noticia é muito ruim já existe coisas muito mais avançadas (“ver células de combustíveis”).
Sds.
Antonio
Faltou comentar que a combustão de Hidrogênio mais Oxigênio sai água mais energia não tem como dar CO2 de onde vem o C?
engezan
Esse inventor deve procurar proteção policial porque corre sério risco de sumir do mapa. Se isso acontecer, as companhias ligadas ao Petróleo são de imediato suspeitas.