Share This Article
Especialistas não cansam de alertar a respeito dos malefícios do uso indiscriminado de artigos plásticos no mundo. E muitos já têm consciência sobre eles, mas pouco fazem a respeito. Não é o caso do brasileiro Rodrigo Padula de Oliveira. Morador da cidade do Rio de Janeiro, ele decidiu criar uma Ideia Legislativa no portal E-Cidadania do Governo Federal sugerindo o fim do uso de canudos e sacolas plásticas no país.
Pouca gente sabe, mas a Ideia Legislativa é um recurso que qualquer cidadão pode usar para trazer à tona um assunto que julgue importante para o país. Basta lançar a ideia no portal E-Cidadania e abri-la para apoio da população. Como numa espécie de abaixo-assinado, quando a proposta recebe mais de 20 mil assinaturas de apoio, é encaminhada para o Senado como sugestão legislativa e precisa ser, obrigatoriamente, colocada em pauta para discussão no Senado.
Em sua Ideia Legislativa, Rodrigo ainda pede também o debate a respeito do uso de microplástico na fabricação de cosméticos esfoliantes – como sabonetes, cremes hidratantes e pastas de dente.
Em São Paulo, apenas a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, adotada em 2015, garantiu a redução de 70% no consumo desses artigos em um ano. Imagina se medidas semelhantes fossem adotadas em todo o país e para diferentes artigos plásticos descartáveis?
Se você também é a favor da causa, apoie a Ideia Legislativa do Rodrigo no portal E-Cidadania. É só clicar aqui! A proposta já tem mais de 13 mil assinaturas. Falta pouco para os 20 mil – e nós, aqui do The Greenest Post, já demos nossa contribuição. Vamos juntos por um mundo com menos plástico!
Foto: Marco Verch/Creative Commons
2 Comments
Vitoria
Gente, pede para as blogueiras sustentáveis divulgar!!!
Maria Alves da Guia Arrais
Temos que lutar pela preservação do nosso planeta,as gerações futuras merece desfrutar e conhecer a fauna,flora,nascentes.Precisamos nos livra do consumismo desenfreado. Sou a favor da disciplina Educação Ambiental.