Share This Article
Nascida na periferia de Campinas, no Estado de São Paulo, Aretha Duarte bateu um dos seus primeiros recordes ao se formar como Educadora Física na adolescência. Ela foi a primeira de sua família a conquistar um diploma de ensino superior. Daí em diante, sua vontade de superar limites só cresceu!
A atleta, que se especializou em montanhismo, escalou cinco vezes o Monte Aconcágua, na Argentina, considerado o mais alto das Américas, chegou à base do Monte Everest, o mais alto do mundo, e decidiu ali qual seria sua próxima superação: escalá-lo até o topo!
Para isso, no entanto, além de preparação física, ela precisava de planejamento financeiro, já que uma viagem como essa custa cerca de R$ 400 mil. Sem patrocínio, Aretha passou a coletar e vender recicláveis nas ruas de Campinas para, ela mesma, bancar seu sonho.
Foram praticamente 365 dias trabalhando como catadora, o que rendeu à atleta cerca de 130 toneladas de lixo reciclável e grande parte do valor total de sua viagem. O resto ela conseguiu por meio de brechós e leilões on-line, além de pequenos patrocínios.
Em 2021, Aretha realizou seu sonho: embarcou para o Nepal para iniciar sua escalada, chegou ao topo do Everest e, de quebra, se tornou a primeira mulher negra latino-americana a atingir o feito.
Realizada profissionalmente, a atleta tem novos sonhos agora: construir uma casa própria para sua mãe e um centro de treinamento de escalada para jovens em situação de vulnerabilidade poderem treinar e… alcançar seus sonhos, como ela. Voa, Aretha!