Share This Article
O mérito é todo do Paraná: o Estado é o primeiro do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de geração de biogás, que transforma lodo de esgoto e resíduos orgânicos (como cocô) em eletricidade para abastecer as casas da região.
A companhia de geração de energia CS Bioenergia é a responsável pela operação. Segundo a empresa, a usina tem capacidade para produzir 2,8 megawatts de eletricidade por meio de lixo, abastecendo cerca de duas mil residências do Estado.
A matéria-prima para geração de energia vem de estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos, garantindo a produção de biogás e também de biofertilizante para a região. Estima-se que com a iniciativa o Estado do Paraná deixe de descartar, todos os dias, mil m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico em aterros.
A inspiração vem da Europa (e sobretudo da Alemanha!), onde já existem mais de 14 mil plantas de geração de eletricidade por meio de resíduos orgânicos. Esta é a primeira usina do tipo no Brasil, mas espera-se que seja só o começo e ela também inspire muitas outras pelo país!
21 Comments
Gustav Adolf Pötter
Já desenvolvi sistema similar na minha propriedade .Minha casa não tem fossa séptica, utilizamos bioreatores para água negra e detritos orgânicos da cozinha e limpeza de gramados. A água cinza é conduzida para um pequeno fosso com bananeiras e papiro. O gás é purificado para biometano e utilizado para gerar energia térmica e elétrica. Desenvolvo estes sistemas há mais de 35 anos. Todos deveriam usar , é tecnologia simples e barata.
S. Maria
Q interessante! Mas o custo é muito elevado? Em caso afirmativo, seria possível baratear? Por onde deveria começar a estudar para me informar e aprender mais a respeito?
lian souza
pelo contrário o custo é extremamente baixo (e com menor impacto ambiental), o problema é que exige um cuidado maior assim como outros meios de energia que usam substancias tóxicas como combustível
Gustav
Os custos variam de acordo com a tecnologia e materiais incorporados ao projeto.Para começar são necessários conhecimentos em obras civis, hidráulica, processos quimicos , fenômenos de transferência de massa e calor e microbiologia. Tem sites internacionais com informações e casos de plantas simples em operação. Veja a comunidade Tamera em Portugal. Tudo em inglês ou alemão.Gustav
Guilherme Mendes
Isso é incrível, um grande passo no âmbito de geração de energia. Fiquei realmente interessado nesse assunto e sobretudo com seu relato. Tem algum E-mail para trocarmos algumas informações? Eu gostaria de um direcionamento nesse assunto. Se puder, agradeço muito.
Diego Alisson Atkinson
Boa tarde Gustav Adolf Pötter vc tem o projeto para me passar? Obrigado.
Gustav
Cada projeto tem suas caracteristicas dependendo do perfil da instalação.
Erivelto Santos
Bom dia! Você pode repassar projetos, materiais didáticos sobre o assunto?
erivelto_junior2@yahoo.com.br
Joel Guerin
Cocô ?
Em Brasilia vai ter energia sobrando !
Rafael Lopes
O problema de expandir essa ideia são os governantes priorizam os empresários que de certa forma os pressiona.
William Lopes
O tal do Bolsonaro seria uma fonte inesgotável de energia, ele caga tanto pela boca.
Henrique
A discussão aqui é sobre energia reaproveitável. Vai falar de política no teu grupo.
Gustavo Faria
Quem está cagando pela boca agora???
Alexandre
A Dilma que é um poço de sabedoria!
Francys
Gostaria de colocar uns esclarecimentos e reflexões:
1 Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a incineração é a ultima opção para um destino ambientalmente correto.
2 Denominar o resíduo orgânicos como “lixo” é quebrar o potencial de retroalimentação através da COMPOSTAGEM. Ou seja, coletando os resíduos orgânicos, separados dos demais lixos, para uma usina de compostagem o resultado será o composto destinado a agricultura. Assim voltamos a produzir mais alimentos.
3 O lodo de esgoto tem potencial para compostagem. Porém há altas concentrações de metais pesados, inviabilizando para agricultura.
Advento Desentupidora
Se os políticos não encontrarem um jeito de capitalizarem a campanha com isso seria uma ótima iniciativa.
elias
faltou a informação do numero de m3 de lodo aproveitados no texto !
Cláudio
Sou professor há 28 anos no sistema público de ensino, já faz alguns anos que venho falando nessa alternativa para meus alunos, até que enfim alguém se atentou para essa seara! Parabéns, espero que os detentores da energia suja não sabotem a sua ideia!
Fábio Galvão
Já existem várias empresas que utilizam desta tecnicologia em suas granjas na suinocultura e bovinocultura, oq falta no Brasil é ajuda do governo p facilitar a implantação em pqnas plantas
leonardo.santos
Óla Gustav tudo bem, você desenvolve esses projetos tenho interesse em desenvolver esse trabalho aqui na empresa onde trabalho!
Marcio
Qual a cidade será contemplada com esta usina?