Share This Article
Apesar de termos água potável em abundância em muitas regiões do Brasil, sofremos bastante com a seca em outros tantos lugares do país. Nesse cenário, a dessalinização – técnica que consiste em transformar a água salgada do mar em água potável – se torna uma alternativa bastante interessante. Pensando nisso, alguns governos estaduais, como o do Ceará e o do Maranhão, estão abrindo licitações para importar a tecnologia.
Israel é hoje o país líder no mundo quando falamos de dessalinização: cerca de 80% da água potável que é consumida pela população de lá passa pelo processo. Segundo o embaixador do país, Yossi Avraham Shelley, as negociações com o Brasil estão sendo lideradas por empresários israelenses e tratadas diretamente com representantes dos Estados que apresentam problemas com a seca.
LEIA TAMBÉM:
A fazenda que fica no meio do deserto e cultiva orgânicos usando água do mar
Segundo Shelley, o litro da água dessalinizada sai bem mais em conta, se comparado com outros processos para obtenção de água potável, o que torna o investimento final bastante lucrativo. Vamos que vamos, Brasil!
1 Comment
J. C. Viana
Se a Embrapa já essa tecnologia. Por que o Brasil precisa da tecnologia de dessalinização de Israel, há alguma diferença?