Share This Article
Remédios naturais estão ganhando muito espaço, inclusive em hospitais convencionais. Parece que – finalmente! – entendemos que o que vem da natureza é muito melhor para o nosso corpo! Já listamos aqui no The Greenest Post 10 tratamentos naturais (supersimples) para você cultivar no quintal, além de 35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora.
Agora apresentamos o primeiro Centro de Medicina Indígena do Brasil, localizado na Amazônia. Batizado de Barserikowi’i, o local oferece tratamento diferenciado para a população de Manaus e região, baseado na sabedoria milenar de nossos índios nacionais. Especialistas (também conhecidos como Kumu) de diversas etnias do Alto Rio Negro, que dominam o conhecimento do Bahsese (ou benzimento, na linguagem popular), participam da iniciativa.
O projeto, idealizado por João Paulo Barreto, da etnia tukano, doutorando em Antropologia pela Ufam , a Universidade Federal do Amazonas, também engloba oficinas e palestras de culinária, línguas e cosmologia, com o apoio do Núcleo de Estudo da Amazônia Indígena da universidade.
“Estamos começando um trabalho, um modelo diferente daquele que a gente está acostumado a ver quando se fala de saúde, que é o modelo ocidental, de hospital. Aqui é um modelo pautado dentro dos nossos princípios. As pessoas vão ter a oportunidade de se tratar com as técnicas e as concepções indígenas,” explica João.
Para os pacientes entrarem no clima, a decoração é toda feita com artesanatos indígenas, com direito a mesa e bancos construídos a partir de madeira e palha. Inicialmente a consulta custa R$ 10, podendo variar de acordo com o tipo de enfermidade diagnosticada.
14 Comments
Roberto-Rio
Prática ilegal da medicina! Índio pode tudo!
nathan rodrigues da silva
Brasil ganha primeiro Centro de Medicina Indígena com consultas a R$ 10
renato
claro, gasta o dinheiro da população para uma porcaria dessas, daqui a pouco vamos estar pedindo que caia água do céu aos deuses da chuva…esses índios são muito é pinguços e preguiçosos, todos encostados no estado só querendo receber coisas sem fazer nada…
Julia
Cara, é sério, vc precisa se tratar! Ignorancia, esse e o maior problema do nosso país, chega a ser patológico. Que nojo!
lidia Greco
Indio pode porque indio sabe,aindustria farmaceutica é um verdadeiro genocidio!
JOSÉ
Verdade Renato! Vc que é legal! Consome alimento contaminado pela indústria, joga lixo no chão, desperdiça alimento, polui o ar e vem na Internet despejar ignorância. Congrats!
eva
AQUI NA INTERNET, O PESSOAL DISCUTEM POR TUDO, SE O DINHEIRO GASTO COM OS ÍNDIOS É NOSSO , EU NÃO SEI, SE FÔR, ESTÁ BEM MAIS EMPREGADO QUE OS BILHÕES QUE OS POLÍTICOS SORRIPIARAM E CONTINUAM
SURRUPIANDO.SE ESTÃO ENCOSTADO NO ESTADO, …………….CLARO, ESSA TERRA ERA DELES. OS QUE REALMENTE ESTÃO ENCOSTADO E MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO NÃO SÃO OS ÍNDIOS. SE ELES SÃO PINGUÇOS , ACHO QUE QUALQUER CIDADÃO FRACO SERIA, SE PERDESSE TUDO PARA BRANCOS GANANCIOSOS.
lidia Greco
Esta certo,esta gente só sabe denegrír imagem dos autenticos brasileiros!
Nadir Hallgren
Sem dúvida…quando o brasileiro souber dar valor à sua ascendência pode ser que salve sua descendência…
José Amoras
Os índios não são “pinguços”, termo referente ao uso do álcool. Alguns contraíram a doença do alcoolismo, que os brancos levaram até as tribos. Mas grande parte está conquistando a recuperação.
Sidney
Para uns experts aqui é melhor a máfia da indústria farmacêutica, que os tratamentos alternativos.
Me
Preguiça deste povo ignorante :/
sara
“divide e vencerá” Quando aprendamos a unir em vez separar daremos um salto evolutivo.
Todas as medicinas, técnicas curativas e energéticas foram criadas para nos ajudar, ainda que depois algunas delas foram corrompidos pelos interesses econômicos.
Penso que é uma excelente idéia. Nossos antepassados têm muito que nos ensinar!!
Micheli Mandetta
Gostei!!