Share This Article
O patrimônio econômico do Brasil é medido em forma de PIB – Produto Interno Bruto. Para conseguir medir também o patrimônio ecológico natural, o presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.493 no mês de Outubro.
Para conseguir medir o índice, serão consideradas iniciativas nacionais e internacionais semelhantes, para que seja possível convergir sistemas de contas econômicas ambientais adotados em outros países. Assim é possível comparar com resultados de outros países, como acontece como o PIB.
Florestas, combustíveis fósseis, áreas agrícolas e reservas minerais são considerados na conta, conforme recomendação da Organização das Nações Unidas. Antes de um sistema de contas econômicas ambientais ser oficialmente adotado no Brasil, o PIV – Produto Interno Verde será amplamente discutido com a sociedade e instituições públicas (que inclui o Congresso Nacional).
Em contrapartida o presidente vetou o item do projeto que previa a inclusão do PIV no cálculo do Índice de Riqueza Inclusiva (IRI), que foi elaborado pela ONU. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será responsável pelo cálculo do número.
Foto: Tom Jutte/Creative Commons