Brasil cria Centrais de Libras para facilitar acesso de deficientes auditivos aos serviços públicos

29 dez 2017
Mais uma conquista da luta pela inclusão social! A criação da Central de Interpretação de Libras pelo país oferece um serviço mediador entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento público. Com o propósito de promover a acessibilidade e facilitar a obtenção de serviços como consultas médicas, entrevistas de trabalho e até audiências no poder judiciário, os espaços ficam na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas. O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para intermediar a comunicação.
As centrais estão equipada com telefones e computadores com webcam para as pessoas poderem solicitar o atendimento. A pessoa com deficiência auditiva pode entrar em contato para agendar atendimento via e-mail, Facebook, SMS, Skype, Whatsapp ou telefone fixo, e presencialmente.
Desde 2012, foram implantadas 38 centrais por todo o Brasil, em 20 unidades federativas orientadas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, promovendo cidadania a essas pessoas. Em São Paulo, os avanços têm ido ainda mais longe pela inclusão social e o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas da capital está em trâmite, para ser ainda aprovada pela Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM: Diferente do Brasil, Copa de 2022 no Catar terá estádio 100% desmontável feito de contêineres
Segue uma lista de municípios que contam com o projeto, que deve expandir ainda mais pelo Brasil: Araguaína/TO – Belém/PA – Rio Branco/AC – Macapá/PA –Manaus/AM (2) – Maceió/AL – Jequié/BA – Salvador/BA – Fortaleza/CE – Juazeiro do Norte/CE – Cuiabá/MT – Brasília/DF – Goiânia/GO (2) – São Luís/MA – Campo Grande/MS – Belo Horizonte/MG – Uberlândia/MG – João Pessoa/PB – Campina Grande/PB – Petrolina/PE – Caruaru/PE – Teresina/PI – Picos/PI – Parnaíba/PI – Niterói/RJ – Petrópolis/RJ – Queimados/RJ – Horizontina/RS – Parobé/RS – Lages/SC – São José/SC – Campinas/SP – São José do Rio Preto/SP – Guarulhos/SP – São Paulo/SP.
Foto: Secretaria de Saúde POA Fotos/Creative Commons
Você também pode gostar...
Jovens criam projeto para adaptar parques públicos do RJ para crianças com deficiência Posted in Inclusão
A luva que converte Libras em sons para facilitar comunicação de deficientes auditivos Posted in Tecnologia
Ensino de Libras pode se tornar obrigatório nas escolas Posted in Mundo
App gratuito traduz português para língua dos sinais Posted in Tecnologia

Mattheus Goto
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.