Categorias: Inspiração

Brasil acolhe menino venezuelano com tumor raro no rosto e médicos de SP salvam sua vida

A refugiada Anayinsi Sumoza veio para o Brasil com um único objetivo: salvar a vida de seu filho, Gadiel Isaac. Com 2 anos de idade, o menino tinha um tumor raro no rosto e a situação precária do sistema de saúde na Venezuela, devido à crise – que já é considerada o maior conflito humanitário da América Latina -, tornou insustentável continuar seu tratamento de saúde por lá.

Ao chegar em Pacaraima, cidade do norte do Brasil que faz fronteira com a Venezuela, no entanto, a mãe teve uma surpresa: a região também não tinha condições de oferecer o tratamento necessário a Gadiel e as altas temperaturas locais ainda faziam piorar sua condição de saúde.

A ajuda veio por meio da organização humanitária Refúgio 343, que atua na reinserção socioeconômica de famílias de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. Em parceria com a ONG Fraternidade sem Fronteiras, em 15 dias, eles garantiram que a família de Gadiel viajasse para São Paulo para ele receber o tratamento de saúde que precisava.

A voluntária Viviane Albuquerque acolheu mãe, padrasto e filho na cidade de Barretos, onde fica o Hospital de Amor, referência na América Latina para o tratamento de câncer. Um ano depois, Gadiel realizou sua última quimioterapia e teve alta do hospital. Hoje, a família vive bem no município, onde o padrasto de Gadiel, José Carlos, conseguiu inclusive uma oportunidade de emprego na indústria local.

Assim como a família de Gadiel, milhares de outras famílias de migrantes e refugiados venezuelanos enfrentam uma situação de extrema vulnerabilidade no norte do país, à espera de uma oportunidade de recomeçar suas vidas. Com a ajuda de voluntários, o Refúgio 343 garante lares e recomeços a essas famílias no Brasil. Mais de mil pessoas já foram interiorizadas para diferentes regiões do país, onde recebem suporte com emprego, saúde e educação. Uma nova oportunidade a quem perdeu tudo na Venezuela!

Fotos: Reprodução/Instagram

Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Redação

Posts recentes

Nada de jogar no lixo! Roupas velhas são usadas na produção de tijolos

Sabe aquela roupa em bom estado que já não atende às suas necessidades? Não hesite!…

20 horas atrás

Brasileira ganha prêmio global por pesquisa que usa dados espaciais para proteger Cerrado das mudanças climáticas

Três jovens cientistas do Brasil, Índia e Estados Unidos foram as ganhadoras de 2021 do…

4 dias atrás

Cientistas desenvolvem solução inovadora para reaproveitamento de máscaras descartáveis

Item de segurança indispensável desde o início da pandemia de COVID-19, as máscaras faciais trouxeram…

5 dias atrás

Brasil está entre os 10 países do mundo que mais instalaram energia solar em 2020

Os contínuos investimentos de empresas e pessoas em sistemas de energia solar no Brasil seguem…

6 dias atrás

Refugiado do Sudão do Sul refloresta distrito de Uganda que o acolheu

Aos 32 anos, Bidal Abraham já teve que fugir de seu país, Sudão do Sul,…

6 dias atrás

Educação para Sustentabilidade pode virar disciplina obrigatória nas escolas

Matemática, Português, Geografia e... Educação para Sustentabilidade! Até 2025, o assunto pode virar disciplina obrigatória…

7 dias atrás