Share This Article
O gênio da internet, Bill Gates, já doou U$ 30 bilhões de dólares para caridade entre 2000 e 2004. No ano passado a personalidade pediu inovação urgente no combate às mudanças climáticas. E fez sua parte, claro! Recentemente ele anunciou o vaso sanitário de baixo custo que pode ajudar muitos países com pouco (ou nenhum) saneamento básico.
Sem precisar de água para a descarga, o banheiro de Bill Gates consegue transformar os dejetos humanos em fertilizantes. Para apresentá-lo, uma jarra cheia de fezes foi levada para Toilet Expo, que aconteceu na China. “Nessa pequena quantidade pode conter mais de 200 trilhões de rotavírus, 20 bilhões de bactéria Shigella e 100 mil ovos de vermes parasitas”, explicou aos presentes no local.
A falta de saneamento básico mata aproximadamente 500 mil crianças com menos de cinco anos por ano e pode custar até 223 bilhões em forma de cuidados médicos e perda de produtividade, segundo informações da Fundação Bill e Melinda Gates.
O objetivo a exposição é concentrar uma série de inovações para resolver o problema, que pode beneficiar milhões de pessoas no mundo inteiro. “Estamos todos aqui por um motivo: metade da população mundial não têm condições adequadas para viver uma vida saudável e produtiva”, acredita.
Muitas das invenções estão sendo atualmente testadas em Durban, na África do Sul, onde há crescimento rápido, por consequência, importância em manter a saúde da cidade intacta.
No vídeo abaixo, Gates explica seu projeto de forma bastante ilustrativa: