Share This Article
Dono de mais de 65% da frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA, o norueguês Kjell Inge Røkke não nasceu rico. O empresário, que atualmente possui uma fortuna estimada em US$ 2,6 bilhões, começou trabalhando como pescador e seu maior sonho é retribuir todo o bem que o mar já fez a ele.
Como? Røkke pretende acabar com o lixo plástico dos oceanos! Para tanto, está investindo sua fortuna na construção do maior iate do mundo, que já nasce com uma função: recolher 5 toneladas de resíduos plásticos dos mares todos os dias.
E não é só isso! A embarcação atuará como um verdadeiro centro de pesquisa sobre os oceanos. Equipada com laboratório, auditório, drones aquáticos e aéreos, dois helipontos e um veículo subaquático autônomo, ela é capaz de acomodar até 60 cientistas por vez, que estudarão sobre temas como Mudanças do Clima, Pesca Exploratória e Biodiversidade Marinha.
Projetado para impactar o menos possível o meio ambiente, o iate – que já foi batizado de REV (Research Expedition Vessel) – deverá estar com 100% de sua capacidade operacional funcionando em 2020. E nós? Já estamos ansiosos para vê-lo em alto-mar.
Foto: Divulgação
37 Comments
Alexandre Felix
Se esta notícia for realmente verdadeira, reforça minha crença de que ser milionário não implica rm ser babaca e egoísta! Ponto pra ele e pra nós!
Wellington Marques
isto mostra mais uma vez que o que a gibiblia não acerta uma!
Carol
1- Não tem lógica falar mal da Bíblia em uma matéria sobre um iate.
2- A Bíblia tem muitas previsões corretas, sim.
3- Gente como você só aumenta minha crença na igreja de Cristo como religião detentora da verdade, pois se ela fosse apenas mais uma filosofia sem valor não causaria tanta neurose de não crentes.
Obs: ao invés de destilar raiva, procure sobre o que o cristianismo fez de bom pelo mundo. Certamente, pensar nas milhões de vidas que os hospitais já salvaram, na criação das universidades, e em toda a caridade envolvida, te fará menos implicante.
Celso Soares
Também não sei qual a relação da Bíblia com esta notícia, mas o cristianismo foi uma das ideologias mais nocivas, ao lado de outras, criada pelo homem, matou mais gente ao longo de sua história nefasta do que qualquer coisa. Se fez algum bem foi insignificante perto do malefício que causou com sua intolerância e obscurantismo
marcos
ai me poupe saiiii
Andre Lemos
Qual cristianismo que fez bem para o mundo? Família Médici de Florença? Inquisição?Apoio irrestrito aos monarcas?Universidade e hospitais pagos?kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse cristianismo que vc diz foi o criado pelos homens e não por Jesus Cristo, que não tinha bolsos na bata e nem uma pedra para descansar a cabeça. Você acredita no velho testamento??Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Saci Perere????
Igal Flint
Você está confundindo os milionários babacas daqui com os milionários sábios de fora. Isso mostra como um brasileiro sempre pensa a respeito de quem tem dinheiro
Helio
Que bom , eu já estava desacreditando no ser humano, parabens a AKER ASA.
Jurandir Mangueira
ÓTIMA NOTÍCIA. HÁ ANOS VENHO FALANDO NISSO: TANTOS BILIONÁRIOS NO MUNDO OSTENTANDO SUAS FORTUNAS, PAÍSES GASTANDO ABSURDOS COM GUERRAS, TESTES NUCLEARES. DUBAI QUE PARA SE FAZER AQUELAS ILHAS COM AREIAS RETIRADAS DO FUNDO DO OCEANO FORAM USADOS NAVIOS GIGANTESCOS, E SERÁ QUE NINGUÉM SEQUER SE MOVE RECOLHER O LIXO DOS OCEANOS. SE ALGUNS SE UNISSEM NÃO PESAVA TANTO PRA UM SÓ E O BENEFÍCIO SERIA BEM MAIOR. MEUS PARABÉNS SR. Kjell Inge Røkke.
EPAZIN
Seria melhor investir essa grana na educação do povo. Basta reciclar e não jogar lixo no mar… tão simples.
Outra questão. De onde virá o combustível para essa embarcação funcionar?
Petróleo Nafta plástico? Faz me rir!!!
Paulo
Sério mesmo que o cara gasta uma porrada de dinheiro pra limpar o mar e você tá reclamando?
jefferson farias
é doente uma pessoa dessas.
Celso Soares
Esse Epazin é o clássico ecochato, critica tudo que os outros fazem na tentativa de minimizar o problema ambiental, mas ele mesmo não faz porra nenhuma, só abre a boca para falar merda.
Junior
Sempre aparece alguém para fazer algum tipo de crítica. Impressionante! Epazim, o que vc faz pelo meio ambiente? Não critique as ações dos outros. Seja humilde.
s.imperial
Isto não é no Brasil. É na noruega. Onde as taxas de escolaridade são elevadas, já com um enorme peso na cidadania e consciência ambiental. As universidades públicas são de elevada qualidade e gratuitas, até os livros para estudar são oferecidos e os jovens possuem uma pequena “bolsa” dada pelo estado para cobrir as suas despesas diárias durante os estudos.
Investir na educação para quê, então? Para além disso, um barco desta envergadura pode muito bem funcionar sem petróleo. Como dito no artigo “Projetado para impactar o menos possível o meio ambiente”: se for ao site, http://rosellinisfour-10.no/vessel, lista as várias formas de redução de poluição.
– Baterias e motores elétricos alimentados por diesal para as velocidades baixas de recolha de biomassa.
– Motores de velocidade média com flitros especiais para redução de emissões
– Sistema de guincho com recuperadores de energia
– Recuperadores de calores em todos os geradores e no incinerador para aproveitamento no aquecimento de água e ar, bem como para produção de água fresca num evaporador.
– Arrefecimento de ar condicionado utilizando a temperatura do mar.
– Incineradora para os plásticos; reduz o número de viagens para descarregar, evitar sobrecarregar portos que não tenham capacidade de destruir ou aproveitar o plástico. Energia produzida pela incineração é recuperada: 1kg de plástico dá o equivalente a 110kg de força térmica.
– Entre muitas outras coisas para redução de variadas partículas, emissões e gastos.
Há gente besta e ignorante que nem se informa antes de comentar. Porque eu também pensei o mesmo que você. Mas decidi ir ler primeiro.
Daniel Polly
Epazin, Educação pura e simplesmente não vai tirar do mar o que lá já está.
Etm
Minha filha, o povo norueguês já é muito educado viu e um dos mais conscientes em questões ambientais do mundo.
Julio
Muito triste isso. Todos os ricos do mundo e até mesmo os menos abastados poderiam seguir o exemplo.
Silas
Meus cumprimentos ao norueguês milionário que emprega seu dinheiro para livrar o mar de LIXOS DIVERSOS QUE IRRESPONSÁVEIS JOGAM DIUTURNAMENTE, MITIGANDO OS EFEITOS CATASTRÓFICOS. PARABÉNS. OXALÁ OUTROS SEGUISSEM O EXEMPLO…
gislene
Todos podemos ajudar o meio ambiente, evitando consumo de produtos com embalagens plátiscas
e o que for utilizado ser enviado para reciclagem, em são paulo já tem o serviço de recolhimento de lixo reciclável pela prefeitura geralmente de segunda e quinta feira, verifique na prefeitura da sua cidade se há este serviço ou leve até um centro de reciclagem que na maioria das cidades tem. Se todos fizerem sua parte já será uma grande ajuda
Gildo
A fortuna mudou para melhor.Parabéns!
Jefferson
Agora o que falta e nos seres humanos pensar antes de jogar lixo na rua ou em lugares inapropriados pois se cada um fazer sua parte não termos que elogiar somente um ser hrumano mas toda a humanidade.
zuleica jorgensen malta nascimento
Muito elogiável a atitude do norueguês. Só queria saber mesmo é como um pescador vira um bilionário. Esse tipo de “biografia” me enche de desconfiança.
roland linz
Zuleica é fácil pergunte aos políticos brasileiros que roubaram uma grana monstruosa e não construíram nenhum iate para recolher lixo ,mas sim compraram um para disfrutar a grana roubada ,acorda
luis Dias
Se ele acordou e passou a ter a do benfeitor parabéns . Muitos santos hoje foram guerreiros antes…
Leandro
Parabens mesmo, vamos ver se derepente com uma noticia dessas, cosiga tocar no coraçao de muitos,isso é exemplo nao só para Bilionarios, mas para governantes do mundo todo, tanta tecnologia para armamentos militares, e tao pouco pra uma causa dessas, moramos num só planeta,
mas infelismente muitos acham que só eles vivem, viram as costas pra essa podridao que esta virando nosso planeta.
Mais uma vez , parabens pela iniciativa Sr Rokke.
porfirio
Seria realmente muito bom, mas a postura dele tem a haver com a sua educação. Poucas nações no mundo tem cidadãos com esta postura.Os países nórdicos são outro mundo.
José Carlos Campos Ribeiro
fiz uma barreira aqui perto da minha casa ,para pega os plásticos não tive apoio do governo passado estou em busca de um patrocinio para meu projeto . Mesquita RJ
cristian kaduviski
Parabéns pela atitude de uma boa educação!!!!
Rafael Ilario
Aeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!toamara q essa notícia seja verdadeira!!!!!!!!o mundo precisa de pessoas assim!!!!!!!
andre
enquanto isso nosso presida libera uma area do tamanho do espitito Santo na Amazonia pra exploraçao mineral, enquanto o mundo vai ema direçao nosso governo vai em outra, tomara que no fim os homens de bem vençam.
Leo Bonham
Nobreza sem tamanho…
hands up for this guy \o/
Douglas
Será que ele não está limpando o mar, para aumentar a povoação de peixes, assim ele pode explorar mais a vida marinha, fica a reflexão. Ninguém gasta tanto dinheiro só por simples filantropia…
Dulci Ribeiro
Linda e digna atitude. Mostra uma educação e consciência ambiental que realmnte no Brasil não se vê com facilidade. No entanto, gostaria de saber como e o que ele pretende fazer com 5 toneladas de lixo recolhidas ao dia. Por mais que se recicle, ainda terá uma quantidade enorme de lixo… Penso que ainda tem que se investir mesmo é em educação. Só assim se muda atitudes e o pensamento das pessoas.
Dimas Nicolao
Caros. O lixo nas águas e em todos os lugares deveria ter um destino com resultados financeiros. Não acreditem em projetos ecológicos sem retorno financeiro. A raça humana é assim e não vamos muda-la. Esses materiais inservíveis jogados na natureza devem ser pirolisados e transformados em energia elétrica. Esses plásticos e pneus são considerados petróleo de superfície. Isso sim teria uma eficácia concreta. Eu faço a minha parte. Mas teríamos que ter esses recursos direcionados para projetos maiores e sustentáveis.
Sem dúvida que investir em um grande barco para recolher 5 Ton dia é louvável pela repercussão em cadeia. Mas precisamos recolher muito mas muito mais. É isso seria possível se tivéssemos esses recursos a disposição na montagem de grandes usinas de tratamento via pirólise.
Tonny
Não importa o quanto você possui, nós temos que fazer a nossa lição de casa , separar o lixo para reciclagem , plantar uma árvore , incentivar nossos filhos , amigos e parentes a fazerem a diferença no ambiente que vivemos , caso contrário estamos de um colapso no planeta terra.
Eduardoquadros
Exato.. Povo insaciável….