Share This Article
Já noticiamos aqui, no The Greenest Post, que Belo Horizonte quer proibir a venda de animais em pet shops. Ao que parece, esta deve se tornar uma tendência internacional: a Austrália acabou de adotar a medida.
O estado de Victoria acaba de sancionar lei que proíbe a existência de “fábricas” de filhotes de animais domésticos – como cães e gatos. Na prática, isso significa que, além do fim da reprodução comercial, também não existirá mais a venda de bichinhos em feiras, parques, sites, clínicas veterinárias ou em qualquer outro estabelecimento comercial.
A aprovação da lei foi inspirada em Oscar, um cachorrinho que foi vítima desta indústria. A ativista Debra Tranter resgatou o cão em péssimo estado físico e psicológico e, desde então, luta para conseguir sua guarda. Ela fundou o Oscar’s Law, uma organização sem fins lucrativos dedicada a abolir as fábricas de animais domésticos na Austrália.
“A proibição vai destruir este modelo de negócio e ajudar a acabar com a crueldade animal”, diz Debra no site da ONG. A ativista diz ter esperança de que a lei seja implementada também no resto do país. A medida é a primeira do tipo na Austrália e prevê ainda a adoção responsável por meio de grupos de resgate e abrigos.
Confira abaixo discurso de Debra (em inglês) sobre o assunto.
Foto: Thomas Hawk/Creative Commons
28 Comments
Pedro Soares Lourenço
Domesticar e forçar animais ao convívio humano é um capricho cruel da humanidade,por muito bem cuidado e acarinhado que o animal seja é sempre uma imposição forçada de uma espécie mais inteligente que compromete a liberdade de outros seres, condicionando e manipulando cruelmente a sua natureza, humanizando-os e incluindo práticas de amputação dos órgãos reprodutivos e genitais etc. a evolução e o caminho será certamente este.
Fabio
Seu comentário é válido para a muitos animais domésticos, principalmente de consumo de sub produtos e carne. Porém para o cachorro, a “domesticação” ocorreu lenta e gradualmente a dezenas de milhares de anos por uma via de mão dupla, onde homens e cães foram ambos beneficiados de diversas formas. A natureza do cão é essa, eles que escolheram isso a milhares de anos atrás, fugissem quando eram lobos. Nos últimos milhares de anos, pode até se dizer séculos, começaram a selecionar em aptidões para caça, guarda e pastoreio que resultou na maior parte das raças atuais. Isso ajudou a humanidade crescer e se expandir e juntamente os cães. O lobo caça pra comer e luta pra sobreviver, o cão ajuda o homem, e como hoje tem muito mais cão que lobo, bom, o cão que se deu bem.
A natureza do cão é junto ao homem e foi por escolha e benefício deles, tanto que não fogem nem se não houver grades.
Quem decide ter um cão precisa ser responsável com a natureza dele. Até por que, se a madame quer ter border collie cheiroso em apartamento, ela vai descobrir com o ap destruído que a natureza não é assim manipulável.
Elinara
Parabéns Fábio! Os alunos aí faltaram muitas aulas e leram muito pouco sobre animais e seres humanos. Agora… cães no foco, imaginano as tolices sobre cavalos e outros tantos animais. Não é preciso colocar o cavalo no sofá da sala, agora deixar de inserir essa inteligência com o ser humano já é querer ser Deus demais. Lamentável ler essas bobagens copy e cola do Google.
LUCIANO MELLO
O Pedro está certo, eu entendo o ponto de vista dele, pois como Vegano olho os animais como seres com os mesmos direitos a liberdade e vida que nos temos, por isto a idéia da comercialização de vidas como qualquer forma de produto é imoral e parte da prepotência humana. Contudo concordo com o Fábio pois assim como Gatos os cães se aproximaram de nos em busca de um beneficio mutuo. Mas em certo ponto novamente nossa prepotência humana deturpou o que era uma troca justa e natural e deturpamos isto. Criamos cidades que são ambientes extremamente perigosos para qualquer animal e mudamos a natureza destes animais, misturamos tipos de cães, alteramos suas genéticas e outras coisas que parece coisa de filme Nazista mas alguns chamam de cinofilia. Criamos uma indústria vergonhosa de venda de animais motivados pelo ego e ganancia humana, e como tudo nesta sociedade o subproduto disto foi o abandono de animais que foram alterados geneticamente e incapazes de se sobreviver nestes ambientes monstruosos que criamos. A domesticação mudou e deixou de ser uma escolha natural deles para uma prisão luxuosa. Eu tenho dois cães ambos de raça que foram abandonados, um por que ficou grande demais e outro por que ficou velho demais, ambos iriam morrer na rua e agora estão em casa, e eu queria muito pedir desculpas para eles de prender eles aqui e ter que usar coleira, queria explicar que faço isto por que os humanos são um perigo e que eles vão sofrer ou morrer nas ruas, mas gostaria que não fosse assim que eles pudessem sair para cheirar tudo correr e tudo mais e voltar quando quiserem por que sabem que aqui tem um lar, capaz deles nem irem muito longe. Ninguém é dono de cachorro, somos todos protetores e a responsabilidade deveria ser de todos, não existe MEU cachorro, Meu gato, eles não pertencem a ninguém mas são de responsabilidade de todos nos.
Mauricio
O animal é irracional, por isso vc tem que usar coleira, o que não quer dizer que vc está privando ele do bem estar. Você nao atravessa o sinal vermelho pq sabe que vai morrer, ele não. O que temos que ter em mente é, se formos contra os criadores, seremos contra as raças. Temos que decidir. Raças existem a milênios, não há capricho algum nisso.
A CULPA DO ABANDO/SUPERPOPULAÇÃO É DO PODER PÚBLICO.
Cães de raça sempre existiram, o que vemos é um movimento ABOLICIONISTA TRAVESTIDO DE BEM ESTAR ANIMAL. Os abolicionistas sim são egoístas pois não consideram conviver juntos a outros animais!!!!!!
Paulo Ricardo
Quem faz esse tipo de comentário sinceramente tá longe de entender de cinofilia o q vc quer é q a humanidade seja acusada de forçar cães a conviver conosco mas ignora completamente evidencias contundentes de que foram os lobos que se aproximaram dos humanos para tirar e em de guardavam e alertavam de perigos aldeias e acampamentos numa fantástica simbiose. Chega a dar nojo tanta hipocrisia com falta de informação .
Marilu
Concordo, Paulo Ricardo.
Muito certo!!
LUCIANO MELLO
Não é o que ele quer dizer, o que ele quer dizer que esta palhaçada que vc chama de cinofilia é uma imoralidade humana, os cães escolheram estar com a gente em uma troca justa, mas o ego de imbecis prepotentes a industrialização da vida alterou a genetica dos animais apenas para diversão e prazeres do ego humano e piora a cada dia que passa. Os humanos não forçaram os cães e gatos ao nosso convivio, os gatos resistem mais e os cães foram nossa vitimas, conseguimos ferrar tanto com eles que transformamos lobos em lulus da palmerania para servir de acessorio em foto de insta. Não importa a justificativa que as pessoas tenham, a comercialização de animais é imoral e criminosa. Vida não é produto nem deveria ter preço.
Florinda Rosa Isabel
Plenamente de acordo com Luciano Mello. Descaracterizaram os animais ditos de estimação, mas eu prefiro dizer “de companhia”, pois todos os animais têm o direito de ser estimados.
carla sofia silva
Concordo plenamente!!!
Agapito Costa.
Concordo em graus gêneros e números.
Sergio Caldas
ESSA POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS MIMADOS… SEUS CUSTOS NO MUNDO DA PARA ALIMENTAR OS FAMINTOS DA AFRICA OU DE OUTRAS REGIÕES… ATÉ DE PAÍSES COMO OS ESTADOS UNIDOS ONDE HA FOME SIM ……
Mozart
Quanto mais conheço os humanos…
Luciana
Hummm espero que vc esteja na África ajudando a matar a fome do planeta… comparação fora do contexto na minha opinião!!
Marilu
Ñ acredito q estou lendo esta besteira Sergio Caldas.
Melhor nem comentar
Teresa Gomes
Tem a certeza? Acaso vive em Africa?
Ze Na real
que tal proibir também a matança nos abatedouros? Quanto hipocrisia!! Qual a diferença de um cão de de uma vaca ou um porco?
Nelma Regina Scutari
Concordo Ze Na Real,mesmo porque sou vegetariana. Podia acabar todo e qualquer tipo de holocausto animal. Droga de planeta.
Ana Maria
No Brasil tem que ter uma lei federal, acabar com a venda de cães e gatos, urgente
leonidas Fonseca do Nascimento
o problema do mercado de cães é muito complexo. Acredito que deveríamos fomentar campanhas no sentido de salvar os milhões de animais que perambulam pela cidade. Assim, criar condições para que todos tenham alimentação . As criançãs forçam os pais a adquirir cães e em pouco se cansam do bichinho que são jogados como lixo. Também acho que no momento não estamos preparados para aumentar o numero de filhotes para venda.
Andrea
Ilegal! Totalmente ilegal esse tipo de lei! Há criadores sérios e há muitas pessoas que se beneficiam dos animais de raça como os goldens e pastores! Um absurdo! Ao invés de fiscalizar e punir os maus tratos e exploradores cruéis proibem todos de ter criação! Melhor proibirem tbem os produtores de leite, de carne e etc. Punição grave a quem maltrata animais, mas jamais impedir alguém que queira ser criador e sério!
Barbara
Animais não são objetos para serem vendidos e beneficiarem as pessoas com dinheiro. É a mesma coisa de você começar a produzir filhos pra vender, meu amor!!
Max
Boa tarde. Exatamente isso. A ótica míope das pessoas em generalizar tudo. Não querem fiscalizar nada, querem penalizar os criadores sérios e os clientes necessitados.
Pessoas portadoras de deficiências físicas que se lasquem.
A maioria, não todos, não são tão complacentes com os animais que produzem suas carnes e derivados.
Bando de hipócritas assoberbados!
paulo
isso, para resolver parte pro radical, lOgo……..depois, quando ficar cego, vai procurar um robot japones porque não vai ter lABRADOR………….NÃO VAI TER PASTOR Também para encontrar as drogas nos aeroportos………e quando tiver um terremoto e quiser achar um parente, não vai ter cão de faro para procurar nos escombros………..o erro do ser humano tem que ser controlado e não querer controlar a natureza e desaparecer com raças que são importantes para o humano……..eu não posso pagar pelo erro do outro……já peguei um monte de cães de rua…….vira-lata, pastor, rotweiller, akita…………querem punir, resolvam com leis e fiscalização…..
Antonio
Só acho que qto mais o estado se mete na vida mais o povo perde.Tipo assim, graças a uma ativista demente provavelmente uma demente esquerdolóide, todo mundo que vivia de canil ou gatil ficou sem emprego e vai ficar na miséria, com prejuízos absurdos pelo valor das matrizes, e proibido por lei de trabalhar, é isso mesmo?
ADEMILSON
Que povo idiota
Cães de raças tem suas funcionalidades
Quem disse que se proibir a criação de cães todos os srd serão adotados ?
O mercado pet vai para o espaço com isso varios empregos seguem o mesmo caminho
Mauricio
Engraçado é que quem é contra os caes de raça, normalmente tem um embaixo dos braços. Hipocrisia!
João Ribeiro
A notícia está desatualizada e tendenciosa. Faz alguns anos que o Estado de Vitória e não toda a Austrália, regulamentou a criação mas não proibiu. Portanto a manchete “não é verdadeira” . O blogueiro no seu perfil diz ser estudante de jornalismo. Que pena manchar uma profissão tão nobre com inverdades e meias verdades. Jornalismo precisa ser imparcial pois é um serviço público. Quanto ao posicionamento vegano, eu respeito a escolha de cada um mas não posso concordar em impor conceitos pessoais a sociedade como um todo. Se é imoral para o vegano, que viva com isso. A lei brasileira não pensa assim pois respeita o direito sagrado de cada cidadão ter seu modo de pensar. Está na constituição. Cada acusação com este tipo de teor pode ser enquadrada como preconceito e há leis que protegem o direito e liberdade de pensamento, seja vegano ou seja não vegano. Mas o veganismo se acha acima de tudo e de todos e quer de forma autoritária e arbitrária impor goela abaixo os seus conceitos. Não é assim que se faz proselitismo. Usem de argumentos sólidos e comprovados para ganhar adeptos e terá meus aplausos.