Share This Article
Prevista para ficar pronta em 2020, a maior torre térmica que gera energia do mundo está localizada no sul da Austrália. O projeto, batizado de Solar Reserve, está sendo construído pela Aurora Solar Energy e irá gerar energia 24h por dia graças a uma turbina movida à vapor.
A capacidade de toda usina é de 150 megawatts, o que consegue abastecer 90 mil residências locais – ou o equivalente a 5% da demanda total do sul da Austrália. O empreendimento terá também tecnologia capaz de armazenar 1.110 megawatts de energia por oito horas.
Israel também está construindo uma usina solar parecida, que utiliza o vapor d’água para produzir energia limpa. O potencial da usina é de 310 MW e irá abastecer 130 mil residências.
A Solar Reverse, apesar de ter menor capacidade, contempla não apenas usina termal como também fotovoltaica. A termal utiliza mais de 10 mil espelhos que refletem e centralizam o calor do sol em uma torre. Veja abaixo como funciona a tecnologia.
8 Comments
Ronald Weiss
Australia Pais 100%
15/09/2017
audísiooliveiramartins
Muitíssima importante tecnologia inovadora que implicará numa diminuição considerável sobre o aquecimento global.Seria bastante impactante sobre a diminuição do consumo de combustíveis fosseis ou seja,revolucionaria o perfil de consumo de energia sustentável,bem como a matriz energética do mundo.Devemos desde já saber que precisamos de tecnologia inovadora e sustentável que aja de forma urgente e abrangente.Eu,como brasileiro estou esperançoso que o mundo mude por causa de admiráveis competências de vocês.
Robson Machado
sensacional.
tony
em Brasília tem bastante cocô sobrando…
VALDEMAR DINIZ
PODIAMOS TAMBÉM FAZER AQUI NO BRASIL.
luiz teotony do wally
A ENERGIA É SOLAR OU VAPOR? Isso precisa ser explicado.
Henrique
A principio é solar pois o combustível primário é solar sem ele não é gerado o vapor nesse tipo de usina.
luiz teotony do wally
A ENERGIA É SOLAR OU A VAPOR? Isso precisa ser explicado.