Share This Article
Aqueles que se interessam pela produção de energia solar no Brasil agora têm um aliado: é o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná.
Desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o atlas mostra informações sobre potencial de geração de energia solar.
A ferramenta confirma o grande potencial do Estado do Paraná, que – vale lembrar! -, embora tenha menos potencial do que outros Estados brasileiros, ganha de muitos países europeus. Com o Atlas, é possível ainda prever de antemão a capacidade de energia do local, até mesmo para instalação residencial.
O professor Gerson Máximo Tiepolo, coordenador do Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e um dos autores do estudo, explica que o Atlas permite saber com precisão a energia solar disponível em cada um dos 399 municípios do Paraná, inclusive de acordo com a época do ano.
LEIA TAMBÉM: Quanto você economizaria se produzisse energia solar em casa? Faça simulação e descubra!
O projeto utilizou uma modelagem matemática que mede o espalhamento da energia solar no território, aliando imagens de satélite, estações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e estações do Instituto Nacional de Meteorologia, considerando variáveis que influenciam no aproveitamento da energia solar – como altitude, visibilidade, temperatura do ar e umidade relativa.
Assim, qualquer pessoa – sem conhecimentos avançados de energia – pode consultar e compreender os dados, disponíveis no site, e decidir se vale a pena ou não investir na produção de energia solar na sua casa. Uma boa ferramenta para ser disponibilizada para todas as regiões do Brasil, não?
Foto: IIP Photo Archive/Creative Commons