As irmãs ativistas que estão convencendo o governo de Bali a banir sacolas plásticas até o fim de 2018

As irmãs ativistas que estão convencendo o governo de Bali a banir sacolas plásticas até o fim de 2018
01 abr 2016

Todos os dias, 680 m³ de plástico são produzidos em Bali. Empilhado, todo esse material equivaleria a um prédio de 14 (!) andares. É muito plástico, que sequer é destinado à reciclagem! Apenas 5% desse total é enviado para cooperativas. Assustador, não?

É assim que as irmãs Isabel Wijsen e Melati Wijsen, de 12 e 14 anos, iniciam as palestras que fazem – em escolas, no TED Talk e até na ONU! A ideia é que os números que as chocaram e as levaram a criar o movimento Bye Bye Plastic Bags também mobilizem o resto da população e, principalmente, os governantes de Bali, para que assim consigam atingir a ambiciosa meta de banir a produção, venda e uso de sacolas plásticas na ilha até o fim de 2018.

Até agora, as meninas estão sendo bem-sucedidas! O movimento cresceu, conta com a participação de crianças e jovens de todo o mundo e já conseguiu arrancar do governador Pastika, responsável pela gestão pública de Bali, a promessa de criar uma legislação que garanta o fim da poluição plástica na ilha.

Mas as pequenas não se iludem com palavras. O que elas querem mesmo é ação! Por isso, criaram petição na Avaaz pedindo mais ação por parte do governante. Mais de 70 mil pessoas, de todo o mundo, já assinaram o documento. Quando completarem um milhão de assinaturas, vão levar a petição à Patiska exigindo uma atitude. Que tal ajudar a causa e assinar também?

Enquanto esperam alcançar o número de assinaturas que precisam, as irmãs não ficam de mãos cruzadas. Palestram o quanto podem – sem atrapalhar os estudos! – e estão implementando projeto-piloto em um vilarejo de Bali para mostrar que é mais do que possível viver sem sacolas plásticas. Confira, abaixo, a palestra das duas no TED Talk e orgulhe-se dessa nova geração!

“As crianças podem representar só 25% da população mundial, mas no futuro seremos 100%”, pontuam elas, pedindo aos adultos mais atenção à sua causa. Podem falar, meninas. Nós estamos ouvindo (e concordando com tudo que dizem)! 🙂

Foto: Divulgação/Bye Bye Plastic Bags



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram