Share This Article
Já noticiamos, aqui no The Greenest Post, a cidade italiana que só faz festas com fogos de artifício silenciosos em respeito aos animais. A tecnologia ainda não chegou ao Brasil, mas pouco a pouco os municípios do país despertam para o problema – e tomam medidas para combatê-lo.
Neste Ano Novo, duas cidades paulistas abriram mão do tradicional show pirotécnico na virada em respeito aos bichinhos. Castilho e Penápolis anunciaram a decisão de cancelar a apresentação de fogos de artifício após ouvir a opinião de entidades protetoras dos animais e da própria população. A maioria foi a favor da medida!
Por meio de suas assessorias de imprensa, os municípios do interior de São Paulo admitiram que a crise econômica também influenciou na decisão, afinal promover a explosão de fogos não é nada barato. Mas a preocupação com os bichinhos pesou: é sabido que o ‘boom, boom, boom’ todo causado pelos shows pirotécnicos pode causar danos à audição dos animais, sem contar todo o stress a que são submetidos por conta do barulho.
Com a decisão, todos (seres humanos e animais) tiveram uma virada agradável e o dinheiro economizado pelas prefeituras será investido em outras áreas prioritárias, como saúde. É ou não é uma excelente medida para ser aplicada por outras cidades? Afinal, festá só é festa quando todos se divertem, certo?
Foto: bayasaa/Creative Commons