Share This Article
Essa vai para os defensores dos bichinhos! A equipe latino-americana da PETA, organização internacional de defesa aos direitos dos animais, acaba de divulgar lista com as seis empresas que mais maltratam os bichos em todo o mundo.
Segundo a ONG, elas vestem pele de cordeiro, mas são o pesadelo de qualquer animal e devem ser colocadas na lista dos “proibidos” de todos os consumidores que gostam, minimamente, de bichos. Confira, abaixo, quais são essas companhias e por que elas foram parar no ‘ranking do mal’ da PETA.
1. AIR FRANCE
Se você for embarcar em um voo dessa companhia aérea, fique ciente de que, bem abaixo dos seus pés, no compartimento de bagagens, dezenas de bichos podem estar engaiolados rumo a um destino cruel.
É que, ao contrário de outras empresas do setor que condenam a prática, a Air France realiza o transporte de animais que serão usados em testes de laboratório. A procedência não importa: a companhia embarca tanto bichos criados em cativeiro quanto animais capturados na natureza. Macacos são os “passageiros” mais comuns.
2. MCDONALD’S
Não está escrito no cardápio, mas não há sequer uma opção de lanche com frango que não tenha sido feita com crueldade no McDonald’s. Segundo a PETA, todas as empresas que fornecem esse tipo de carne à rede de fast food usam métodos arcaicos para matar as aves.
Elas são penduradas de cabeça para baixo, na maioria das vezes ainda conscientes, e degoladas com navalhas. Achou cruel? Pois ainda tem mais: algumas aves conseguem se esquivar do degolamento e são encaminhdas vivas para a próxima etapa do processo: banho de água fervendo para depenação.
3. PETSMART
A rede de pet shops só atua nos EUA e Canadá, mas mesmo assim conseguiu entrar para o ranking das empresas mais cruéis do mundo. Ironicamente, o motivo é o mesmo que fez a companhia ficar famosa: a venda de animais de pequeno porte por preços baixíssimos.
Para conseguir dar grandes descontos aos clientes, a PetSmart compra lotes de hamsters, porquinhos da índia, chinchilas e outros bichos de pequeno porte. São milhares de animais adquiridos de uma só vez pela companhia e amontoados em casas localizadas atrás das lojas. Os que são vendidos podem ter um destino feliz ao lado de seus donos, já os que não têm a mesma sorte estão fadados a definhar no local, pois não recebem os cuidados adequados.
4. REVLON
Esta é polêmica: a empresa de cosméticos diz estar afastada de práticas de crueldade animal há mais de 20 anos, mas a PETA bate o pé e afirma que a Revlon está enganando os consumidores.
É que a companhia vende seus produtos na China e, por lá, todos os produtos cosméticos que são importados precisam ser submetidos a testes cruéis com animais antes de serem oferecidos aos consumidores. Ou seja, enquanto insistir em abocanhar o mercado chinês, a Revlon vai continuar com o rabo preso.
5. RINGLING BROS
Circos e animais são uma combinação considerada cada vez mais over por aqueles que têm amor aos bichinhos, mas a companhia Ringling Bros, que realiza apresentações nos EUA, insiste em colocar bichos nos seus shows. E o pior: trata-os com muita crueldade.
Há inclusive relatos de elefantes que são enganchados durante o treinamento e urram de dor. As práticas cruéis já renderam a maior multa da história dos circos para o Ringling Bros, em 2011: foram US$ 270 mil. Mas a empresa parece não ter aprendido a lição.
6. SEAWORLD
Ficar preso é terrível para nós, seres humanos. E com as orcas não é diferente! Os animais usados nos shows do SeaWorld para divertir o público são capturados na natureza ainda bebês ou já nascem em cativeiro e estão fadados para sempre a viver em tanques de concreto. O que tem de divertido nisso, afinal? A PETA é contra este tipo de entretenimento e, por isso, colocou a companhia, que atua nos EUA, na lista das piores do mundo para os animais.
Conhece alguma outra empresa que merecia estar na lista negra da PETA? Compartilhe com a gente!
Foto: Reprodução/PETA
21 Comments
Beatriz Cassini
Gostaria de receber este artigo pelo Facebook para poder compartilhar com todos….obrigADA
Redação
Olá, Beatriz! Tudo bem?
Obrigado pelo interesse!
Você pode replicar nossos posts nas redes sociais por meio dos botões de compartilhamento, acima.
Aqui o link para compartilhar no Facebook: https://www.facebook.com/thegreenestpost/posts/752676234815267 🙂
Abs!
Milena Ramires Bechara
Queria saber sobre o zoológico da Argentina, se não me engano se chama Lujan. Dizem que dopam os animais e é o que realmente parece em fotos.
Babi
Sim, eles dopam os animais. Coisa horrível! Exploração turística animal é nojento!
Natalia
Seus post Sao muito interessantes. Que Pena tudo isso, nao tem um ser vivo que nao sofra nas mãos do ser humano.
Gabriela
Acho muita crueldade isso eles não podem simplesmente matar essas aves sem que elas sofresem tanto( óbvio que elas só de perderem a vida é sofrimento) mas pendura-las de cabeça para baixo com essas aves conscientes ainda é pura maldade
Lucia calasans
Sou radicalmente contra qualquer maltrato animal. Gostaria muito que me fosse enviado essa reportagem. Eu posto tudo na minha rede e denuncio. Já assinei dezenas de petição de muitos países. Os animais merecem respeito. Sou defensora ardorosa dos animais
Luciana
Obrigada por alertar-me, eu usava produtos da Revlon, depois de ler isto já está boicotado da minha vida. Eu gostaria de saber sobre os produtos Mary Kay, pois uma vez uma revendedora me disse que os pincéis de maquiagem dessa marca são os melhores e mais macios por que usam pelos naturais de animais, não sei se é verdade, mas por via de dúvidas não comprei e não compro nada dessa marca.
Camila Mendes
Eu usava muito produtos da Avon, quando li que eles usam anima pra teste eu deixei de comprar e usar!
Adriana
Quero saber como faço para receber essa matéria e poder compartilhar no facebook a fim de conscientizar as pessoas.
Débora Spitzcovsky
Olá, Adriana. Tudo bem?
Para compartilhar o post, basta clicar no botão de compartilhamento do Facebook, no início do texto.
Você também pode compartilhar o post neste link: https://www.facebook.com/thegreenestpost/posts/752676234815267
Abs! 🙂
Conceição
Já partilhei.
Devem acabar com as experiências animais. Isso é crieldade pura.
MAGNO BARRETO
CLICA NO LINK, COPIA E COLA NO SEU FACE.
Petrus
No Brasil se investigarmos rigorosamente uma quantidade enorme de empresas estão envolvidas nisso… O melhor a fazer é nos tornarmos todos vegetarianos para não darmos guarida a nenhuma delas…
Márcia Caetano
Petrus, ser vegetariano não impede o sofrimento animal de muitas maneira, nem mesmo a morte. O que vc julga que acontece com um bezerrinho logo ao nascer? Ele é ARRANCADO do útero da mãe de forma cruel, sem nenhuma delicadeza e atirado as moscas – é isso mesmo, fica repleto de moscas, mtas delas varejeiras soltando suas larvas – vai para um local escuro, sozinho, passa sede – só recebe alimento – para que sua carne fique macia e depois disso, morte – alguns são mortos logo ao nascer. E tudo isso para quê? Para vc ingerir leite – sem necessidade -, queijo – sem necessidade -e manteiga – sem necessidade. Onde um vegetariano evitou morte e crueldade aqui? Mais consciência e menos gula, mais compaixão e menos egoismo.
Monica
Desculpa Marcia, mas você estava enganada em algumas coisas, primeira, vegetariano não como ovo nem leite e derivados (ovolactovegetariano come) mas mesmo que ele coma ovo ou tome leite, ou coma queijo, mas tenha excluido a carne do seu cardápio, ele já fez uma puta de uma diferença tanto para o meio ambiente quanto para os animais, está falando sobre compaixão e egoísmo,mas não percebe que cada pessoa tem o seu tempo e suas limitações, olhe pra você e veja se realmente está na posição de julgar alguém como você fez
Sônia Maria Ribeiro Bueno
Divulgar informações como esta é muito importante na luta em defesa dos animais. Parabéns!
Moa Peraccini
A matéria não citou que a #AirFrance também é uma das poucas empresas áreas que aceitam transportar os despojos dos caçadores, como cabeças e outros pedaços de animais abatidos por eles, para exibirem nas paredes de suas residências.
rozilda gomes
Decepcionei-me com a Air France!!!! O Sea world eu detesto ha muitos anos e o McDonalds so salva mesmo o prêço da casquinha!
laercio
A exploração animal, em última analise, é um tiro no pé de qualquer nação.
Vejamos nosso exemplo:
Somos o maior produtor de proteínas animais do mundo, para tanto derrubamos nossas florestas para dar lugar a pastos e destruímos consequentemente as nascentes, também há enorme desperdício de água devido a proporção de produção estar em quinze mil litros de água para cada quilo de carne produzido, há o agravante de concentração de renda decorrente dos meios de produção caríssimos, alcançados apenas por empresários ricos; não mencionei o acumulo de carne no organismo humano visto que os sucos gástricos desta espécie não ser apropriados para tal digestão…
Lucia
Bom dia ,PARABÉNS pelo trabalho que nos traz informações muito importantes sobre os abusos com os animais, aproveito pra informar que a SKALA tornou-se vegana e NÃO testa em animais.