Share This Article
Se você curte pedalar, não pode deixar de conferir a nova edição do Copenhagenize Index of Bicycle Friendly Cities, ranking internacional que aponta as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta.
Feito pela organização Copenhagenize, que incentiva o uso da magrela como meio de transporte diário, o levantamento analisou 122 cidades mundo afora em 13 diferentes categorias. Entre elas, segurança, planejamento urbano, infraestrutura e programas de compartilhamento.
Os resultados? Foram surpreendentes, em relação às duas últimas edições do ranking, lançadas em 2013 e 2011. É que em 2015, pela primeira vez, a cidade de Amsterdã – conhecida como ‘Capital das Bikes’ – perdeu a liderança para Copenhagen, na Dinamarca. Segundo os responsáveis pelo levantamento, o motivo teria sido a ‘acomodação’ do governo de Amsterdã, que investiu apenas em manutenção, enquanto Copenhagen apostou em melhorias para os ciclistas.
Já o Brasil… não tem nenhuma cidade no ranking. Rio de Janeiro apareceu na lista em 2011, em 18º lugar, subiu duas posições em 2013 e, neste ano, desapareceu da relação. Alguém arrisca um palpite do por quê?
Confira, abaixo, as 20 melhores cidades do mundo para andar de bike, segundo o Copenhagenize Index of Bicycle Friendly Cities.
1. COPENHAGEN (DINAMARCA)
2. AMSTERDÃ (HOLANDA)
3. UTRECHT (HOLANDA)
4. ESTRASBURGO (FRANÇA)
5. EINDHOVEN (HOLANDA)
6. MALMÖ (SUÉCIA)
7. NANTES (FRANÇA)
8. BORDÉUS (FRANÇA)
9. ANTUÉRPIA (BÉLGICA)
10. SEVILHA (ESPANHA)
11. BARCELONA (ESPANHA)
12. BERLIM (ALEMANHA)
13. LIUBLIANA (ESLOVÊNIA)
14. BUENOS AIRES (ARGENTINA)
15. DUBLIN (IRLANDA)
16. VIENA (ÁUSTRIA)
17. PARIS (FRANÇA)
18. MINNEAPOLIS (ESTADOS UNIDOS)
19. HAMBURGO (ALEMANHA)
20. MONTREAL (CANADÁ)
E aí? Concorda com o ranking ou acha que ele deixou de fora alguma cidade que merecia ser reconhecida pelo tratamento que dá aos ciclistas? Conte para a gente nos comentários!
Foto: mangochutney/Creative Commons
2 Comments
Jorge T.Hino
Não foi incluída nenhuma cidade asiática.A maioria das cidades do Japão e algumas da Coréia do Sul batem muitas destas cidades deste ranking.