Share This Article
Depois de expor 11 obras suas na sede na ONU, ao lado de murais de Cândido Portinari, em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, o artista Eduardo Kobra foi convidado para apresentar seu trabalho, de forma permanente, na casa das Nações Unidas.
Um mural de 336 m² que fala sobre sustentabilidade foi pintado pelo brasileiro na parte externa da sede da ONU, em Nova York. O painel – que pode ser visto por qualquer um que passa na frente do local – retrata um homem e uma criança, com o planeta Terra ao meio, a fim de provocar a reflexão sobre o legado que a humanidade está deixando para as próximas gerações.
“Quero instigar as pessoas a pensarem sobre a forma como estamos cuidando do nosso planeta, sobre o que estamos cultivando juntos… Porque o futuro é agora! O futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós. Então eu desenhei um brasileiro, um brasileiro comum, como qualquer outro, justamente fazendo essa ação, mostrando que a responsabilidade de cuidar do planeta é de todos nós”, explica Kobra, que reforça que o desenho também evidencia a importância da preservação da Amazônia.
Não por acaso, o painel ficou pronto antes do início do principal evento da ONU, a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral, que reúne chefes de Estado de todo o mundo. Neste ano, o encontro acontecerá a partir de 20 de setembro.
Assista, abaixo, vídeo em que Kobra apresenta, em primeira mão, sua mais nova obra.
Foto: ONU News/Mayra Lopes