Share This Article
Sair da situação de rua é um desejo de muitos que hoje dormem em calçadas de cidades espalhadas por todo o mundo. No entanto, o preconceito, o aumento constante do custo de vida e a falta de oportunidades de trabalho são alguns dos desafios que fazem com que muitos não consigam atingir esse objetivo.
Pois em Austin, nos Estados Unidos, desde 2017 uma iniciativa atua para mudar essa realidade. Trata-se da Community First! Village, uma comunidade que oferece casas com aluguéis populares para a população em situação de rua.
Os moradores da vila pagam a mensalidade com a ajuda de empregos que são oferecidos dentro da própria comunidade. É possível trabalhar na marcenaria local, na oficina mecânica, na casa de fundição, na empresa de serviços de limpeza, na casa de arte, no cinema comunitário… Há uma série de opções!
Quem preferir também pode buscar por trabalho fora da vila. Há uma linha de ônibus que liga a comunidade ao centro de Austin e – não por acaso – tem seu ponto de desembarque em frente a um hospital local que possui parceria com a Community First! Village. Lá, seus moradores podem cuidar na faixa de sua saúde física e mental.
A vila possui casas dos mais diferentes tipos – cada uma com um valor de aluguel diferente e todas projetadas por arquitetos renomados que topam fazer o trabalho de forma gratuita. Quando é aprovado para morar no espaço – há uma série de critérios para virar inquilino no local -, o novo morador escolhe a casa (já mobiliada!) que melhor se adequa aos seus gostos e também ao seu bolso.
Já são centenas de ex-moradores em situação de rua morando no local, que tem uma taxa altíssima de retenção: 80% das pessoas que vão morar lá não saem mais. O sucesso é tanto que a Community First! Village já anunciou mais um projeto de expansão que vai garantir 1,4 mil novas casas na vila.
E o mais bacana é que tudo começou com a escuta ativa de Alan Graham, o fundador da comunidade. Semanalmente ele ia às ruas de Austin para oferecer comida às pessoas sem-teto da região e conversando com elas percebeu o quanto sua maior carência era por acolhimento. Eis que essa necessidade foi suprida com a Community First! Village!
Assista, abaixo, ao vídeo que apresenta a comunidade!